Inscrições para o Fies Social vão até a sexta-feira; veja quem pode participar

Programa de financiamento estudantil alcança estudantes cuja renda familiar per capita seja de até 3 salários mínimos

Essa semana, estudantes de todo o Brasil podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa que incentiva o ingresso a Instituições de Ensino Superior (IES) por meio do financiamento parcial ou total das mensalidades do curso. Diferente do ProUni, no Fies elas devem ser pagas posteriormente, apenas após a formatura. O prazo de inscrições se estende até a próxima sexta-feira, 15 de março.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. No site, o candidato deve selecionar “Inscreva-se” e logar em sua conta gov.br. Deve informar CPF, endereço de e-mail, membros do grupo familiar e renda bruta mensal de cada componente do grupo.

Também é necessário indicar três opções de curso, turno e local de oferta da IES entre as que estão disponíveis para inscrição, além de indicar a ordem de prioridade entre as opções. O candidato pode alterar as opções de curso ou cancelar a inscrição até o final do prazo, e a classificação considera a última alteração confirmada no sistema. Desta vez, as opções de curso podem ser de diferentes áreas do conhecimento.

Podem participar dos processos seletivos do Fies os candidatos que tenham realizado o Enem a partir de 2010 e que possuam renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. O estudante não pode ter feito o Enem na condição de “treineiro” e precisa ter obtido nota maior que 0 na prova de redação e média aritmética de pelo menos 450 pontos nas cinco provas.

Já os candidatos que cumpram os requisitos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário mínimo podem se inscrever nas vagas reservadas ao Fies Social. A iniciativa acontece pela primeira vez este ano e oferece condições de financiamento de até 100% do curso.

A oferta para o primeiro semestre deste ano é de mais de 67 mil vagas em todo o Brasil, sendo metade delas reservada ao Fies Social. Os candidatos que se enquadram na segunda opção são identificados automaticamente pelo sistema, que considera o banco de dados do CadÚnico do último 10 de fevereiro. O resultado é divulgado em 21 de março, enquanto a complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única acontece entre os dias 22 e 26. Já a pré-seleção por meio da lista de espera ocorre de 28 de março a 30 de abril

Compartilhar post:

Últimas

Relacionadas
Postagens

Travesti é executada a tiros próximo a UEG em Anápolis

Na noite desta sexta-feira (18), uma travesti conhecida nas...

Preço nos combustíveis em Anápolis, tem variação de até 12% nas bombas

O Procon de Anápolis realizou, entre os dias 14...

Prefeitura realizará neste sábado (19), mutirão de troca de ingressos para a 66ª Expoana

Quem quiser participar da 66ª Exposição Agropecuária de Anápolis...

Prefeitura entrega Escritura Cidadã e inicia a obras de pavimentação

A Prefeitura de Anápolis deu início à entrega dos...