O Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta quinta-feira (23), a nova data de aplicação dos exames do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O processo seletivo que ficou conhecido como “Enem dos Concursos” acontece em 18 de agosto.
O certame estava previsto para o dia 05 de maio, mas a data foi adiada devido às fortes chuvas na região Sul do país. Em todo o Brasil, mais de 2 milhões de candidatos se inscreveram para concorrer a vagas em 21 órgãos federais.
De acordo com o Ministério, todos os malotes contendo as provas foram reunidos em local seguro, e nenhum sofreu violação. Agora, o MGI busca garantir os locais de prova – que poderão ser consultados em breve. Um novo cartão de confirmação de inscrição, onde consta o local do exame, pode ser emitido na página de inscrição a partir de 07 de agosto.
Como serão os exames?
Durante a manhã, os candidatos de nível superior devem realizar as provas objetivas de conhecimentos gerais e a prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco selecionado. Já os inscritos para o nível médio realizarão as provas objetivas e uma redação.
Durante a tarde, os candidatos de ambos os níveis devem realizar provas objetivas, sendo o exame de nível superior sobre conhecimentos específicos. O tempo mínimo de permanência em ambos os turnos é de duas horas.
Para alguns cargos, há também uma segunda etapa, que consiste na avaliação de títulos, e uma terceira etapa, destinada a Curso de Formação específico.
Cargos em Goiás
Inscritos que concorrem a vagas dentro do Estado de Goiás podem se candidatar a seis cargos. São três especialidades no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outras três no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Confira:
- Analista administrativo – no Incra, em Goiânia;
- Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário – no Incra, em Goiânia;
- Engenheiro Agrônomo – no Incra, em Goiânia;
- Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas – no IBGE, em Goiânia;
- Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas – no IBGE, em Goiânia;
- e Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas – no IBGE, nas cidades de Aparecida de Goiânia, Goiânia, Itumbiara, Jaraguá, Luziânia, Porangatu e Posse.