O Programa Pai Presente realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), tem o objetivo de estimular o reconhecimento de paternidade para reduzir o número de crianças e adultos que não têm o nome do pai na certidão de nascimento.
O programa disponibiliza DNA gratuito e a nova certidão de nascimento. O trabalho tem parceria com as escolas da rede municipal onde as crianças têm apenas o nome da mãe no documento.
O reconhecimento também pode ser feito por maiores de idade que desejam ter o nome do pai no RG, estes vão pagar apenas a taxa de laboratório.

Para pais que moram no exterior também é possível o reconhecimento espontâneo a distância, sem a necessidade da presença física do suposto pai. O juiz manda o termo que após assinado é homologado, todo o tramite é feito de forma online.
Em Anápolis, o programa Pai Presente é coordenado pelo Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Anápolis, o juiz responsável é o doutor Carlos Limongi Sterse, e atende no Fórum, de segunda a sexta-feira das 13h às 17h. Telefone: 3902-8985 e 3902-8978.