- Advertisement -
CoronavírusPrefeitura desobriga uso de máscaras em espaços abertos de Anápolis

Prefeitura desobriga uso de máscaras em espaços abertos de Anápolis

Especialista acredita que a decisão foi mais política do que técnica “fez o lógico”

A prefeitura de Anápolis anunciou nesta terça-feira (15) que não mais será obrigatório o uso de máscara de proteção da Covid-19 em espaços abertos.

“Devido à alta taxa de imunização, devido ao momento em que a gente se encontra, optamos por decidir que não mais será obrigatória a utilização de máscaras em espaços abertos. Essa decisão já foi tomada nos EUA, essa decisão já foi tomada na Europa e nós entendemos que o momento é um momento que não dá mais pra gente cobrar isso da população”, disse o prefeito Roberto Naves (PP).

A liberação entrará em vigor a partir da publicação de nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Diário Oficial do Município.

O que diz o especialista

Ao Diário da Redação, o médico infectologista Marcelo Daher, disse que não vê nenhum problema em liberar o uso de máscara em ambientes abertos, “é lógica essa medida”. O risco é praticamente zero nesses ambientes.

Segundo Daher, a medida tomada pelo prefeito é mais política do que técnica, já que as pessoas já não estavam seguindo a orientação em ambientes abertos: “Você suspender a testagem, e os outros anúncios e, depois dizer que tirou a máscara em locais abertos é uma decisão política, assim como outras, só pra dizer que Anápolis foi a primeira cidade a tomar a decisão de tirar a máscara”.

Segundo o médico, o risco é de que as pessoas comecem a relaxar em outras medidas também. “Seria mais prudente deixar como está, do que fazer isso e passar uma impressão que a doença está sob controle.”, disse Daher, lembrando que doença não acabou e o risco de contágio ainda é grande.

Últimas Notícias

INSCREVA-SE

TENHA ACESSO EXCLUSIVO

FIQUE POR DENTRO DAS ULTIMAS NOTÍCIAS

Ao se inscrever você ficará por dentro das últimas notícias

Mais Nóticias