Nesta segunda-feira (11), a Procuradoria da República no Estado de Goiás (PR/GO) abriu as inscrições para o Processo Seletivo de Estagiários 2024. O órgão busca estudantes que estejam cursando graduação em Direito, Administração, Comunicação Social/Jornalismo e Biblioteconomia, além de candidatos da pós-graduação em Direito. O prazo vai até 21 de março.
As vagas atendem a demandas em Anápolis, Goiânia e Luziânia, com um total de 31 vagas. Cinco delas são para a cidade anapolina, podendo ser preenchidas por discentes da graduação (2 vagas) e pós-graduação (2 vagas) em Direito e do curso de Administração (1 vaga), mais cadastro reserva.
A jornada prevista é de 20 horas semanais, na respectiva unidade. Para estudantes da graduação, a bolsa estágio é no valor de R$1.027,82. Já para os discentes da pós-graduação, a bolsa sobe para R$2.055,65. Também é concedido auxílio-transporte.
Para se candidatar, o discente da graduação deve estar matriculado em uma das Instituições de Ensino Superior (IES) conveniadas com o Ministério Público Federal em Goiás, listadas no Edital. Ao todo, são 29 IES, das quais seis estão localizadas em Anápolis: UniEvangélica, Faculdade Católica de Anápolis, Fibra, Raízes, UEG e UNIP.
Já o inscrito em pós-graduação deve ter concluído a graduação em Direito em instituição de ensino reconhecida pelo MEC e deve estar cursando pós-graduação em uma das Instituições de Ensino mencionadas.
No momento da contratação, o candidato em graduação precisa ter concluído o 4º semestre (em cursos com 10 ou mais semestres de duração), 3º semestre (caso a duração seja menor do que 10), 2º semestre (quando o total for igual a 6), ou o 1º semestre (quando a duração foi menor ou igual a 4).
Para se candidatar, o discente deve realizar a pré-inscrição e a confirmação da inscrição. Nessa segunda etapa, é necessário anexar documentos em formulário online específico, disponibilizado no site do MPF.
Quando à reserva de vagas, o edital destaca que 10% são destinadas às pessoas com deficiência, 30% estão reservadas para pessoas que se declararem pretas ou pardas, e 10% se destinam a minorias étnico-raciais (populações indígenas, povos e comunidades tradicionais) e candidatos que se declarem transgênero.
Como é a seleção?
Para os candidatos às vagas em Direito, a escolha parte da análise do índice de rendimento escolar do candidato e da nota da Instituição de Ensino Superior no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), além de uma prova discursiva.
Já para os estagiários dos demais cursos, o processo seletivo consiste em uma prova objetiva. Os exames devem ser feitos na cidade na qual se deseja estagiar. As provas estão previstas para o dia 14 de abril.
Todas as informações são divulgadas no endereço eletrônico do MPF. Outras dúvidas podem ser sanadas por meio do Edital ou pelos canais de comunicação listados ao final do documento.