O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) emitiu um alerta, esta semana, para os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O órgão reforçou que, por regra, os processos valem por 12 meses. Apesar disso, um levantamento mostra que 136.897 processos remanescentes da pandemia ainda estão sem conclusão no Estado – 9.175 apenas em Anápolis.
Para esses casos, uma deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estipulou que o prazo final vence em dezembro de 2024. “Para não perder o processo, o candidato deve estar com a carteira emitida até 31 de dezembro”, ressalta o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.
A orientação do Detran-GO é que os candidatos procurem os Centros de Formação de Condutores para darem andamento aos processos, a tempo de evitar perder o prazo. Se o processo vencer, é necessário abrir outro. Atualmente, um processo de obtenção da habilitação custa aproximadamente R$2 mil para categoria B (carro) e R$2,8 mil para categoria AB (carro e moto).
Além da abertura do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), também há as etapas de exame psicológico, exame médico, curso teórico, prova teórica, curso prático e prova prática de direção veicular.
Ainda de acordo com o estudo realizado pelo órgão, mais de 49 mil candidatos com processos em andamento fizeram apenas a abertura do Renach – o pagamento da taxa inicial. Outros 9,2 mil futuros condutores pararam no exame médico.
Com as diversas etapas, o Delegado Waldir também ressalta o perigo de adiar a resolução do processo. “Se o candidato deixar para agilizar o processo só no final do ano, vai ter dificuldade, pois os CFCs e o próprio Detran ficarão sobrecarregados”, destaca. Conforme o Contran, não deve ocorrer nova prorrogação dos prazos.
Como consultar
Candidatos que possuírem dúvidas sobre o andamento ou a validade do seu processo podem consultá-lo por meio do Portal Expresso ou pelo site do Detran. Basta buscar pela opção “Consultar Renach”.