O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira disponibilizou o gabarito oficial e os Cadernos de Questões do ENEM 2023 no portal do Inep na última terça-feira (14).
Na coletiva em que anunciou a data, o Ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre as medidas que o Ministério da Educação planeja para as próximas edições: “A nossa preocupação é garantir que mais concluintes do Ensino Médio façam o exame. Vamos procurar mecanismos que estimulem as inscrições. Temos discutido a possibilidade de gratuidade e de articulação com os estados, para que esses alunos sejam inscritos”.
A edição 2023 do Exame aconteceu nos dias 5 e 12 de novembro. Em todo o país, foram 3,9 milhões de inscritos, sendo 149 mil no Estado de Goiás. Segundo dados do Inep, houve 9397 inscrições na cidade de Anápolis.
A taxa de abstenção no Estado superou o índice nacional. A média de ausência no primeiro dia foi de 28,1%, o que sobe para 31,01% quando se analisa apenas Goiás. Já no segundo dia, o país registrou 32% dos inscritos ausentes, enquanto houve 35,41% no cenário goiano.
Veja quem pode pedir a reaplicação do Exame
Uma parcela das abstenções se deu devido a problemas logísticos em todo o país, tais como interrupções na rede elétrica e problemas com abastecimento de água, além da alocação de estudantes para locais de prova muito distantes de suas residências. Por isso, o Inep realizará a reaplicação do Enem 2023 para os estudantes inscritos afetados por esses problemas.
O prazo para solicitação de reaplicação teve início na segunda-feira (13) e vai até o dia 17 de novembro, sexta-feira. O pedido deve ser feito por meio da Página do Participante, e as provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro.
Tem direito à reaplicação os participantes cujos locais de provas foram definidos a mais de 30 km da residência informada no momento da inscrição, bem como os estudantes acometidos por uma das doenças infectocontagiosas listadas no edital durante a semana que antecedeu o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas.
Estão no edital: “coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19”. Na solicitação, deve ser inserido, obrigatoriamente, documento legível que comprove a doença, contendo: nome completo do participante; diagnóstico com a descrição da condição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID 10); assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.
Confira algumas das faculdades anapolinas que aceitam a nota do Enem
Várias faculdades em Anápolis utilizam a nota do Enem para admitir alunos e oferecer descontos na mensalidade. Confira algumas delas:
- Faculdade Anhanguera de Anápolis;
- Faculdade Católica de Anápolis;
- Faculdade Fibra;
- Faculdade Metropolitana de Anápolis (FAMA);
- Faculdade Raízes;
- Faculdade SENAI;
- Instituto Federal de Goiás (IFG);
- UniEvangélica;
- e Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Por: Natalia Sezil