O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), realiza visitas técnicas às aldeias indígenas das etnias tapuia e karajá, localizadas, respectivamente, nos municípios de Rubiataba e Aruanã.
O objetivo é fazer um levantamento das demandas nas áreas de saúde, educação e social. Ainda avalia a necessidade de ampliar o alcance de políticas públicas para essa parcela da população. O trabalho é realizado equipe da Gerência de Povos Tradicionais
“Isso nos tranquiliza, pois sabemos que temos amparo”. Afirma o cacique Raul Hawakat, da aldeia Karajá, ao comentar o apoio do governo, e a necessidade de evitar que o grupo viva a mesma situação enfrentada pelos yanomami no Norte do país.
O secretário Wellington Matos, reforça que as visitas são frequentes e que os indígenas possuem todos os direitos assegurados. “Nossa presença nas comunidades é para isso, para garantir o acesso digno à saúde, educação, infraestrutura. Todos os serviços chegam às comunidades”, garantiu.
As demandas consolidadas com o levantamento situacional são repassadas para as respectivas áreas do Governo de Goiás para que sejam atendidas. “Trabalhamos em rede, com integração de todas as pastas para atender a todos os cidadãos. Isso tem funcionado muito bem com todos os públicos atendidos pela Seds”, ressalta o secretário.
