‘Enem dos Concursos’: saiba como funciona o exame

O Governo Federal divulgou, na última quarta-feira (10), os editais para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), popularmente chamado de “Enem dos Concursos”. O apelido se deve à grande variedade de oportunidades e ao alto número de vagas ofertadas. Ao todo, espera-se ocupar 6.640 vagas em 21 órgãos federais diferentes.

As inscrições começam na próxima sexta-feira, dia 19 de janeiro, e devem ser realizadas online, pela página do CPNU. A banca responsável pelo concurso é a Fundação Cesgranrio, e são esperados pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) mais de 3 milhões de inscritos.

Foram publicados oito documentos, de acordo com cada bloco temático / área de atuação. Sete deles abrangem diversas áreas de formação no Ensino Superior, enquanto o último bloco discorre sobre as vagas de Nível Intermediário, preenchidas por candidatos com Ensino Médio completo.

Como serão as provas?

Os exames serão aplicados em 220 municípios brasileiros, sendo três em Goiás: Goiânia (a 60 km de distância de Anápolis), Aparecida de Goiânia (a 72 km) e Goianésia (a 139 km). Acontecem no dia 5 de maio, em dois turnos.

Durante a manhã, os candidatos de nível superior devem realizar as provas objetivas de conhecimentos gerais e a prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco selecionado. Já os inscritos para o nível médio realizarão as provas objetivas e uma redação.

Durante a tarde, os candidatos de ambos os níveis devem realizar provas objetivas, sendo o exame de nível superior sobre conhecimentos específicos.

Para alguns cargos, há também uma segunda etapa, que consiste na avaliação de títulos, e uma terceira etapa, destinada a Curso de Formação específico.

Como se inscrever?

As inscrições podem ser realizadas na página do CPNU entre os dias 19 de janeiro e 09 de fevereiro. Para isso, o candidato deve acessar sua conta na plataforma Gov.br e escolher um bloco temático e os cargos em que tem interesse. Uma única inscrição é válida para concorrer a vagas em mais de um órgão, desde que os cargos estejam dentro do mesmo bloco temático. Caso concorra a mais de uma vaga, é preciso classificá-las conforme a ordem de preferência, para definir a prioridade em uma possível chamada, baseada na nota final.

A taxa de inscrição é de R$60,00 para as vagas de nível médio e de R$90,00 para as de nível superior. Candidatos inscritos no CadÚnico, bolsistas ou ex-bolsistas do Prouni ou do Fies, e doadores de medula óssea podem pedir isenção da taxa até o dia 26 de janeiro, pelo portal do Concurso Público Nacional Unificado.

Quais são os blocos temáticos?

  1. Infraestrutura, Exatas e Engenharias – 727 vagas. São nove instituições: MGI, IBGE, Incra, Funai, Aneel, AGU e Ministérios da Agricultura e Pecuária, da Saúde, e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
  1. Tecnologia, Dados e Informação – 597 vagas. São nove instituições: IBGE, Inep, AGU, Incra, Funai, Ministério da Saúde, Mapa, MCTI e PREVIC.
  1. Ambiental, Agrário e Biológicas – 530 vagas. São seis órgãos: Funai, Incra, IBGE, Ministérios da Agricultura e Pecuária, da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
  1. Trabalho e Saúde do Servidor – 971 vagas. São quatro instituições: Funai, AGU, Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
  1. Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – 1.016 vagas. São nove órgãos: MGI, Funai, AGU, IBGE, Incra, Inep, Ministérios da Saúde, da Ciência e Tecnologia e dos Povos Indígenas.
  1. Setores Econômicos e Regulação – 359 vagas. São doze instituições: MGI, AGU, Agência Nacional de Saúde Suplementar, IBGE, Aneel, ANTAC, Funai, PREVIC, Incra e Ministérios do Planejamento e Orçamento, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
  1. Gestão Governamental e Administração Pública – 1.748 vagas. São catorze órgãos: Incra, AGU, IBGE, Inep, Funai, Ministérios da Cultura, da Gestão e Inovação, da Justiça e Segurança Pública, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, da Saúde e do Planejamento e Orçamento.
  1. Nível Intermediário – 692 vagas. São três instituições: IBGE, Funai e Ministério da Agricultura e Pecuária.

A divulgação do resultado final dos exames está previsto para 30 de julho. Já a convocação para posse e para os cursos de preparação tem início no dia 05 de agosto.

Por: Natalia Sezil

Compartilhar post:

Últimas

Relacionadas
Postagens

Semana segue seca e ensolarada em Anápolis, com alerta para baixa umidade

A semana em Anápolis será marcada pela presença constante...

Prazo final para renegociar dívidas com desconto na Serasa termina sexta-feira

Os consumidores endividados têm até sexta-feira (11) para aproveitar...