O Juizado da Infância e Juventude de Anápolis realiza, na próxima quinta-feira (13), a Caminhada “Eu sou do bem, eu sou de Deus”, da ONG Cruzada pela Dignidade. Em 2024 e 2025, o tema da campanha é “ajude o próximo”. A concentração é às 18h no Parque Ipiranga (Bairro Jundiaí).
Quem acompanhou a caminhada no ano passado – com o tema “Paz nas escolas” – já conhece o itinerário, com saída do Parque Ipiranga rumo à Praça Dom Emanuel. A novidade deste ano está relacionada ao tema em destaque: “ajude o próximo”.
Líderes religiosos também confirmaram presença na caminhada, onde devem falar brevemente sobre o tema. Mas o Juiz da Infância e Juventude da comarca de Anápolis, Carlos Limongi Sterse, ressalta que a caminhada não é exclusiva às pessoas religiosas, pois a mensagem da Cruzada pela Dignidade é “unir as forças do bem para trabalhar em prol da família, com a integração de todas as religiões”.
“Queremos trazer todas as pessoas que são do bem para trabalhar em prol do bem e em prol de uma sociedade mais justa e mais humana”, afirma. O juiz também explica que “isso vai também balizar os concursos que fazemos todo ano nas escolas da rede estadual e da rede privada, e que trabalhamos também com a comunidade”.
Em entrevista ao Diário da Redação, Carlos Limongi Sterse ressalta a importância da caminhada para as crianças e adolescentes de Anápolis: “Temos visto, principalmente nas mídias sociais, que o que mais viraliza são notícias ruins, e estamos sendo bombardeados por muitas também na televisão. O que acontece com a criança e com o adolescente é que perdem a esperança no mundo. Isso tem trazido vários transtornos, principalmente depois da pandemia: aumentou o índice de suicídio e de automutilação, justamente porque o jovem está perdendo a esperança no mundo.”

“Quando fazemos uma caminhada dessa envergadura, onde a criança e o adolescente vão pra rua gritar ‘eu sou do bem, eu sou de Deus’, veem o seu pai e a sua mãe participando, o seu tio, a sua avó, o seu amigo, outras pessoas da comunidade, a sua escola… a mensagem que fica é ‘eu posso ter esperança em um mundo melhor”, afirma.
Solidariedade
Este ano, a iniciativa busca ajudar a fundação “Pão dos Pobres”. A instituição, que fica em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, atende mais de 1.500 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A fundação acolhe 180 crianças que não têm mais a família, além de atuar na profissionalização e de cuidar de crianças em situação de vulnerabilidade social que não estão no abrigo, mas que precisam de um atendimento.
Após as enchentes, o local enfrenta reconstruções, retirada de entulhos e revitalização dos espaços físicos bastante afetados. A caminhada arrecada alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal e materiais de limpeza, além de roupas de cama para solteiro (lençóis, toalhas e fronhas). “Estamos em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Base Aérea e a Polícia Militar, e vamos estar na Praça recebendo as doações tanto no caminhão dos Bombeiros, quanto da Base Aérea.”

Paz nas escolas
A última vertente da Cruzada pela Dignidade, realizada em 2023 e 2024, destacou o tema “Paz nas escolas”. A iniciativa do Juizado da Infância e Juventude envolveu cerca de 60 mil alunos da região e também contou com a realização de um concurso de texto, desenho e vídeo.
Carlos Limongi Sterse conta que a premiação, que ocorreu na última terça-feira (04), foi um evento emocionante: “Nós vemos a premiação daquelas crianças, recebendo notebook, telefone celular, bicicleta… mas o mais importante: eles participaram da discussão dentro das suas escolas, foram promover a paz não só nas escolas, mas também na sua casa, na sua cidade, no seu país”.