Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), 130 cidades goianas já estão em estado de Emergência dentro do Plano de Contingência contra a dengue – lista da qual Anápolis participa. Outros 113 municípios se encontram em alerta, enquanto três estão elencados em estado de preparação.
Desde o início do ano, Anápolis já registrou 9.443 casos parciais. Esta semana, a incidência registrada é de 1.705 casos por 100 mil habitantes. Segundo dados dos indicadores da SES-GO, nove óbitos foram confirmados no município, enquanto 10 falecimentos ainda estão sendo apurados.
Somam-se, em todo o Estado, quase 100 mil notificações, das quais 44.510 foram confirmadas. Outras cidades goianas também confirmaram óbitos – um total de 44 em Goiás, nas cidades de Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Aurilândia, além de Uruaçu, Iporá, Cristalina, Goiânia e outras.
Desde fevereiro, Anápolis é a segunda cidade com mais casos de dengue em Goiás, atrás apenas da capital, Goiânia. Frente ao número crescente, a Secretaria de Estado de Saúde e a Diretoria de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás se manifestaram sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti:
“É fundamental que os moradores façam uma vistoria rotineira em suas residências, que verifiquem o dispositivo atrás da geladeira, os ralos do banheiro e as calhas que podem estar entupidas”, afirmou o comandante da Defesa Civil, Cel. Pedro Carlos de Lira.
Outra forma de combate à doença é a imunização. A vacinação já está disponível para crianças entre 10 e 14 anos desde o último dia 29, mas a SES-GO ressalta que o índice de adesão ainda é baixo: apenas 23,9% das crianças e adolescentes nessa faixa etária foram imunizados em Goiás.
Nas próximas semanas, a imunização visita a Escola Municipal Maronita Dias Dourado (em 12, 13 e 14 de março) e a Escola Municipal Moacyr Romeu Costa (em 19, 20 e 21 de março), buscando alcançar seus respectivos estudantes. Já nos postos de saúde fixos, o serviço é oferecido entre às 7h30 e às 16h e entre às 7h30 e às 21h, a depender do bairro. Também funcionam postos voláteis na cidade, semanalmente a partir das 9h.
A relação de quais postos de saúde oferecem a vacina pode ser conferida aqui, de acordo com os horários dos postos fixos e dias da semana em que os postos voláteis estão disponíveis.