O Distrito AgroIndustrial de Anápolis se viu rumo à ampliação e modernização nesta sexta-feira (12), quando aconteceu o evento de lançamento do Programa Daia 5.0 e do edital DaiaPlam, anunciado pelo governador Ronaldo Caiado. A expansão significa, em números, a seleção de 100 novas empresas e a geração de 20 mil novos empregos diretos e indiretos no polo.
Em visita ao distrito durante a cerimônia, o governador destacou que a infraestrutura do terreno do DaiaPlam já está pronta para receber os empreendimentos. São cerca de 1,7 milhão de metros quadrados na plataforma logística multimodal, que só receberá empresas após uma “avaliação rigorosa” de cada interessado.
O número soma os 10 milhões de metros quadrados já pertencentes ao Daia, que abriga cerca de 200 indústrias. Atualmente, são 30 mil empregos gerados. O objetivo do governador, agora, é garantir que as novas áreas que se somam a essa sejam utilizadas para gerar novos negócios e empreendimentos no Estado.
“Fizemos investimentos pesados aqui. Por isso essas empresas serão muito bem avaliadas, para que a instalação realmente funcione dentro daquele prazo e com o objetivo determinado”, explicou.
O prefeito Roberto Naves também comemorou: “O governador está aqui com transparência, com legalidade, dando a oportunidade para que nossos empresários possam participar de um processo lícito, sem precisar dar dinheiro para funcionário público, sem precisar dar propina para conseguir área no Daia, sem ter direito de especular”.
Melhorias que acompanham a ampliação do Daia
Caiado também confirmou no evento o investimento de R$40 milhões no distrito. Esse valor será revertido, durante todo o ano, em melhorias nos sistemas de abastecimento de água e esgoto, drenagem, iluminação interna e pavimentação.
Além disso, uma ordem de serviço foi assinada para garantir melhorias na iluminação dos seis quilômetros da GO-330 – principal eixo que corta o Daia. A previsão também inclui a criação de estacionamento para caminhões e a instalação de câmeras de videomonitoramento.
Outra ação do Daia 5.0 é regularizar os terrenos já utilizados pelas empresas. O perímetro do polo agroindustrial foi regularizado em 2024 pela atual gestão da Companhia de Desenvolvimento Econômico em Goiás (Codego) na Prefeitura de Anápolis. O próximo passo é garantir que cada indústria tenha sua escritura registrada em mãos.