Agentes da Vigilância em Zoonoses visitam o distrito de Interlândia na próxima segunda (20) e terça-feira (21) para aplicar a vacina antirrábica. Cães e gatos com mais de três meses de idade e que ainda não tenham sido vacinados podem receber o imunizante. Fêmeas prenhas ou cães idosos também podem ser vacinados.
A ação é realizada de casa em casa, das 08h às 12h, mas também conta com um posto fixo na unidade básica de saúde. Para quem optar por buscar a vacina no posto, é necessário levar uma vasilha com gelo para transportar o imunizante.
O diretor de Vigilância em Saúde, Júlio César Spíndola, ressalta a importância da imunização todos os anos: “Estamos realizando essa ação de casa em casa para que um maior número de animais seja vacinado. É importante que os moradores recebam o vacinador e protejam seu pet contra a raiva. É bom lembrar que a vacinação deve ser realizada anualmente”.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, sem cura, com letalidade próxima a 100%. Animais afetados pela raiva podem transmiti-la ao ser humano por meio de mordida, lambida ou arranhões.
Animais com suspeita da doença apresentam sintomas como salivação espessa e excessiva, paralisia, falta de apetite, hidrofobia (aversão a líquidos), fotofobia (aversão à luz), dilatação das pupilas e alterações de comportamento, como agressividade, autoataque, cansaço e reclusão em locais escuros.
Além dessa ação específica, outros três postos para vacinação antirrábica são fixos em Anápolis. Confira:
- Centro de Controle de Zoonoses: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
- Clínica Veterinária da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica): segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h30.
- Clínica Veterinária da Faculdade Anhanguera de Anápolis: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.