O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) iniciou, nesta segunda-feira, as inscrições para o processo seletivo. Elas vão até o dia 25, sexta-feira, e devem ser realizadas online, por meio do portal oficial do Sisu ou pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Hoje, o Sisu é a principal porta de entrada ao Ensino Superior no Brasil, com 127 universidades participantes e 264.181 vagas ofertadas – segundo dados do Ministério da Educação.
Até 2023, o Sisu ocorria semestralmente. No entanto, a partir da edição de 2024, o processo acontece apenas uma vez ao ano. Por isso, quem deseja ingressar no primeiro ou no segundo semestre deve, necessariamente, se candidatar durante esse período de inscrições. O semestre de ingresso será definido de acordo com a colocação dentro das vagas disponíveis.
Os resultados serão divulgados em 30 de janeiro, enquanto a matrícula dos candidatos aprovados vai de 1° a 7 de fevereiro. Aos estudantes que não forem admitidos na primeira chamada, mas desejarem manifestar interesse na lista de espera, o prazo é do dia 30 de janeiro até 7 de fevereiro.
Como funciona o Sistema de Seleção Unificada?
Segundo a dinâmica do processo seletivo, todos os candidatos que realizaram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não tenham zerado a Prova de Redação e que não o tenham realizado na condição de treineiros (estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio) podem se candidatar a vagas em qualquer uma das universidades, faculdades e institutos participantes.
Os estudantes devem selecionar pelo menos uma opção de curso em uma instituição específica, podendo, se quiser, preencher uma segunda opção – que só é considerada caso o candidato não seja admitido na primeira. Se a admissão não for imediata em nenhuma das duas opções, é possível se inscrever na lista de espera do curso de interesse, dentro do prazo estipulado.
O sistema é atualizado todos os dias, durante o período de inscrições, à meia noite, momento em que computa as informações recebidas durante o dia. A cada atualização, os estudantes podem acompanhar a situação atual das vagas para cada curso em cada instituição e verificar em que posição se encontram na primeira opção que selecionaram. Podem realizar mudanças durante todos os dias do processo, e serão efetivamente válidos apenas os dados computados na última atualização.
Quais universidades em Goiás aceitam o Sisu?
- Instituto Federal de Goiás (IFG)
São 174 vagas ofertadas para o primeiro semestre letivo, distribuídas entre nove campi da Instituição. Em Anápolis, são 24 vagas para Bacharelado em Ciência da Computação (turno Matutino) e 16 vagas para Tecnologia em Logística (turno Noturno).
O IFG também está presente em Águas Lindas, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Jataí, Senador Canedo, Uruaçu e Valparaíso.
- Universidade Federal de Catalão (UFCat)
São 1.070 vagas distribuídas em 33 cursos, sendo 30 presenciais (entre Bacharelado e Licenciatura) e 3 à distância (entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo).
- Universidade Federal de Goiás (UFG)
São 4.494 vagas ofertadas para o ano letivo de 2024, distribuídas entre 98 cursos de graduação. Dois cursos estreiam nesta edição: Matemática aplicada e computacional (presencial no turno Vespertino); e Artes visuais EaD.
- Universidade Federal de Jataí (UFJ)
São 1.080 vagas para o ano letivo de 2024, ofertadas em 26 cursos de graduação, entre Bacharelado e Licenciatura.
Por: Natalia Sezil