Nesta sexta-feira (23), a Polícia Civil de Goiás desencadeou a Operação Sant’Ana. Por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso de Anápolis – 3ª DRP, a Polícia apurou 23 denúncias de crimes contra idosos, tais como maus-tratos, desvio de aposentadoria, violência física e psicológica. Três pessoas foram presas em flagrante.
Foram visitados tanto a zona urbana, quanto a zona rural de Anápolis, incluindo os distritos de Goialândia, Interlândia e Souzânia. Foi presa em flagrante uma mulher de 37 anos, denunciada por agressão física e psicológica à mãe, de 81. Também foi detido um homem de 27 anos acusado de se apropriar da casa da sogra, uma idosa de 84. Ele também estaria desviando sua aposentadoria e a submetendo a maus tratos.
Outro indivíduo preso em flagrante foi outro homem, de 22 anos, por apropriar-se da aposentadoria do avô, de 88. O idoso foi encontrado em situação de abandono, trancado sozinho e com a alimentação restrita a bananas, já em situação de extrema desnutrição.
Durante a operação, um idoso necessitou de atendimento médico e foi encaminhado para um abrigo. Quatro idosos precisaram ser afastados dos cuidadores e encaminhados para outros familiares.


Das 23 denúncias apuradas, 18 casos tiveram a procedência constatada. Inquéritos policiais serão instaurados para apurar a responsabilidade criminal dos envolvidos.
O Delegado Manoel Vanderic destacou que as denúncias podem ser feitas pelo 197 ou pelo número 3328-2736. “Tem-se verificado, cada vez mais, a existência de idosos que não recebem nenhum cuidado da família ou idosos que não têm familiares (viúvos, sem filhos…) e que precisam da intervenção do Estado”, afirmou o Delegado.