A rede estadual de Goiás alcançou a maior média em redação entre todas as redes estaduais do país no Enem 2025, registrando 571,61 pontos. O resultado, divulgado em junho de 2026, reflete a transformação iniciada em 2019 com foco em modernização, equidade e preparação para o exame. O governador Daniel Vilela destacou o feito em declaração feita em 24 de junho de 2026.
Investimentos superam R$ 11 bilhões desde 2019
Desde 2019, o estado aplicou mais de R$ 11 bilhões em infraestrutura, tecnologia e programas como Bolsa Estudo, valorização docente, Só Vem Enem e plataforma de correção de redações por inteligência artificial. Essas ações reduziram a evasão e ampliaram o acesso de estudantes da rede pública estadual. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) coordenou as iniciativas com ênfase na permanência estudantil e na qualidade do ensino médio.
Compromisso com equidade e ensino superior
O resultado amplia as chances de ingresso no ensino superior para os estudantes goianos. Ábia Vargas, gerente de Ensino Médio, ressaltou que a liderança não se limita à posição no ranking. O esforço conjunto entre professores, gestão e políticas públicas consolida a educação como ferramenta de oportunidades.
Esse resultado mostra o quanto nossos professores têm sido dedicados e eficientes na missão de preparar os estudantes, transmitindo conhecimento e criando oportunidades para que eles realizem seus sonhos por meio da educação
Daniel Vilela
Mais do que ocupar a primeira colocação, esse resultado significa ampliar as chances de nossos estudantes ingressarem no ensino superior. É a demonstração do compromisso da Seduc com a qualidade e a equidade da educação
Ábia Vargas