Sendo cinéfilos “de carteirinha” ou apenas buscando por lazer na cidade, os anapolinos que gostam de apreciar produções cinematográficas clássicas nas grandes telas de exibição têm programação garantida durante os últimos dias do mês de maio.
Três exibições gratuitas marcam os próximos oito dias na cidade: com histórias que vão desde criaturas pré-históricas até o espaço sideral. A agenda é possível devido aos projetos Cine Clube Sibasolly e Cinema com Clássicos, realizados pela Território Produções Culturais e contemplados pela Lei Paulo Gustavo e pelo Fundo Municipal de Cultura.
A primeira sessão do Cine Clube Sibasolly acontece nesta quinta-feira (23), às 19h30, quando é exibido o filme “Arábia” (2017). O Cine Sibasolly fica na Praça Bom Jesus, e a entrada é gratuita.
A produção tem direção e roteiro de Affonso Uchoa e João Dumans. A sinopse explica que “em Ouro Preto, Minas Gerais, um jovem (Murilo Caliari) encontra por acaso o diário de um operário metalúrgico que sofreu um acidente, e por suas memórias embarca numa jornada pelas condições de vida de trabalhadores marginalizados”.
A agenda continua na próxima terça-feira (28), quando o projeto Cinema com Clássicos chega ao Cine Prime (no AnaShopping) para exibir a produção “Interestelar” (2014). Os ingressos não têm custo, mas precisam ser retirados com antecedência pelo Sympla.
Já no dia 30 de maio, quinta-feira, o cenário volta a ser o Cine Sibasolly. Desta vez, o filme exibido é “Jurassic Park” (2013). Ingressos também precisam ser retirados, mas de novo sem custo.
Destas três produções cinematográficas, apenas a primeira foi escolhida pela curadoria dos projetos. As outras duas foram selecionadas por meio de votação aberta no grupo de WhatsApp do Cinema com Clássicos. A seleção contou, portanto, com sugestões e opiniões do público.
Cine Drive In tem nova data definida
Além dessa programação, outra exibição que volta a ter uma data definida é o Cine Drive In, realizado pela Território Produções Culturais e pela Fundação Frei João Batista Vogel. O projeto já estava marcado para acontecer, mas teve que ser adiado devido à ocorrência de fortes chuvas na primeira exibição.
Com o reagendamento, o filme escolhido continua o mesmo: Dirty Dancing, de 1987. O local, entretanto, é outro: passa a ser a Praça Santana. E a nova data é 13 de junho, com início da sessão marcado para às 20h. Na oportunidade gratuita, serão arrecadados cobertores e agasalhos para pessoas em situação de vulnerabilidade.