Escola de Teatro encerra semestre com apresentação de aulas e exercícios cênicos

Programação envolve seis apresentações, desde exercícios cênicos e aulas abertas, até um ensaio geral baseado na literatura brasileira

A Escola de Teatro de Anápolis (ETA) começa, nesta segunda-feira (17), uma sequência de apresentações de exercícios cênicos, aulas abertas e ensaios gerais. A programação, que dura até o próximo domingo (23), ilustra o encerramento do primeiro semestre letivo de 2024 nas turmas infantis, juvenis e do Curso Básico de Teatro oferecidas pelo ETA.

Todas as apresentações são gratuitas e acontecem no Teatro Municipal. Confira o que esperar em cada dia:

A primeira aula aberta – uma aula realizada pelos alunos, dirigida pela professora e que pode ser assistida pelo público – acontece na segunda-feira, 17 de junho, às 17h. A turma de Curso Básico de Teatro, da professora Ludmila Machado, apresenta “(Auto) Biografia Ficção”. Na oportunidade, o jogo teatral e a improvisação são ativadores da ação, presença e imaginação. Os processos de criação apresentados têm cunho autobiográfico e experimentam os limites do real e do ficcional na criação cênica.

Já na terça-feira (18), às 15h, as turmas infantis abrem ao público “Terra, Fogo, Água, Ar, escuta e olhar”. Ludmila Machado orienta a aula aberta que traz exercícios lúdicos e criativos, partindo de uma experiência sensorial proposta a partir do olhar e da escuta do corpo por várias fontes. A natureza, os elementos, as cores, os animais, os sons e as palavras reverberam em uma dimensão dramática de criação de cenas através da identificação com a natureza.

Na quarta-feira (19), é a vez das turmas infantil e juvenil, do professor Ale Carneiro. Os alunos sobem ao palco às 20h para os exercícios cênicos “O Ovo que não queria ser ovo e a reunião dos animais” e “Impossibilidade”. Ambos são inspirados nas obras de Clarice Lispector. O primeiro propõe, de forma lúdica e coletiva, uma reflexão do simples e do essencial. Já o segundo mostra o desenrolar da amizade entre Chaya e Joaquim em uma relação que foi possível e impossível em suas diversas maneiras.

As turmas de Teatro Juvenil e Curso Básico de Teatro se apresentam juntas na quinta-feira (20), às 20h. A professora Xandra El Afiouni dirige o exercício cênico “Em busca do IT”. O acontecimento cênico performático é inspirado nos livros de Clarice Lispector “Água Viva” e “A descoberta do mundo”.

Já os alunos de Curso Básico de Teatro da professora Tallita Barbosa sobem ao palco na sexta-feira (21). Às 20h, apresentam o exercício cênico “Fragmentos do Eu”, que explora sentimentos intensos. Em várias cenas, diferentes personagens mostram suas lutas emocionais e conflitos pessoais, trazendo à tona a complexidade do ser e de ser.

O encerramento fica por conta das turmas de Teatro Juvenil e Curso Básico de Teatro dirigidas pela professora Ana Queiroz. O ensaio geral de “Clarice Lispector na caixa preta” acontece no domingo (23), a partir das 18h. A atividade é desenvolvida a partir da dramaturgia criada pela professora, dividida em três movimentos que apresentam a história da vida e algumas obras de Lispector em uma mistura poética.

Compartilhar post:

Últimas

Relacionadas
Postagens

Semana segue seca e ensolarada em Anápolis, com alerta para baixa umidade

A semana em Anápolis será marcada pela presença constante...

Prazo final para renegociar dívidas com desconto na Serasa termina sexta-feira

Os consumidores endividados têm até sexta-feira (11) para aproveitar...