Após a notícia repentina do falecimento do bispo auxiliar da Diocese de Anápolis, Dom Dilmo Franco, a comunidade católica se despede de seu líder nesta sexta-feira (02). Dom Dilmo faleceu aos 52 anos, vítima de um infarto fulminante, às 16h45 desta quinta-feira (01), enquanto esperava por uma cirurgia cardíaca de alto risco.
O velório teve início durante a madrugada, à 1h. A primeira missa de corpo presente aconteceu logo no começo da manhã, às 7h, na Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa. A celebração foi presidida por Dom Lindomar Rocha, Bispo da Diocese de São Luís do Monte Belo, e contou com grande presença da comunidade.
Muitos compareceram para se despedir de um amigo e líder querido e para orar por sua alma e por sua família, prestando homenagem ao bispo. A segunda missa de corpo presente, que reuniu ainda mais fiéis, aconteceu pouco depois, às 9h. Foi presidida pelo Pe. Clayton Bérgamo, com homilia feita pelo Pe. João Paulo Cardoso, pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo.
Durante a despedida, o Pe. João Paulo relembrou a atuação do Bispo Auxiliar e prestou sua homenagem: “Foi consagrado como sucessor dos apóstolos, viveu como apóstolo e agora recebe a coroa e a recompensa de apóstolo. Vá em paz!”.
A terceira missa de corpo presente ocorreu ao meio-dia, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom Ricardo Hoepers, e concelebrada pelos bispos Dom José Francisco Rodrigues, da Diocese de Ipameri, e Dom Joaquim Carvalho, da Diocese de Jataí.
A Diocese de Anápolis compartilhou momentos da despedida nas redes sociais, manifestando os sentimentos de vários fiéis que se dedicaram a estar presentes no velório. Duas outras missas são celebradas durante o dia: às 15h e às 18h. A última Santa Missa em Anápolis é presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia, Dom João Justino, na Catedral Diocesana de Anápolis.
Depois, o corpo de Dom Dilmo é trasladado para Formosa, cidade natal do bispo. Uma última homenagem é prestada no município, no sábado (03), quando o Bispo de Formosa, Dom Adair José Guimarães, celebra a última Santa Missa de corpo presente às 16h.
Dom Dilmo Franco estava em Anápolis desde fevereiro de 2020, quando havia sido convocado por Dom João Wilk para auxiliar na condução da comunidade católica anapolina. A sua ordenação aconteceu após autorização do Papa Francisco.