Após o Partido Liberal anunciar nesta segunda-feira (05) que o candidato Márcio Corrêa (PL) concorre à Prefeitura de Anápolis junto ao médico cardiologista Walter Vosgrau (MDB), outro anúncio semelhante aponta uma tendência nas eleições municipais deste ano. No mesmo dia, veio a confirmação do Partido dos Trabalhadores (PT) de que a chapa de Antônio Gomide (PT) também é formada por um médico cardiologista: Geraldo Espíndola (Rede).
Entre os candidatos a prefeito de Anápolis, Eerizania Freitas (UB), apoiada pelo atual prefeito Roberto Naves e pelo governador Ronaldo Caiado, foi a primeira a apostar na companhia de um médico na corrida eleitoral. Já no final de julho, a então pré-candidata já havia anunciado Samuel Fayad Gemus (DC) como seu vice. As três decisões, juntas, consolidam a estratégia eleitoral adotada frente à crise histórica enfrentada pela saúde em Anápolis.
Tanto Corrêa, quanto Gomide já mencionaram a necessidade de que mais portas estejam abertas na cidade, quando, hoje, apenas a UPA da Vila Esperança funciona 24H para atendimento. Já Eerizania tem assumido como uma das soluções a ampliação do horário de atendimento das unidades básicas de saúde, para que a grande demanda da UPA diminua.
Pesquisas eleitorais e outros candidatos
Diversas pesquisas eleitorais realizadas nos últimos meses apontam que a corrida eleitoral em Anápolis é disputada por dois principais candidatos. Antônio Gomide e Márcio Corrêa se destacam em todas elas, apuradas em diferentes dias. O candidato do PT é quem lidera as intenções de voto.
Outros nomes que figuram, além de Eerizania Freitas, são Hélio Lopes e José de Lima. Hélio Lopes (PSDB) anunciou como vice Michel Roriz, do Cidadania. José de Lima (PMB) ainda não divulgou o vice.
Veja os números
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores entre os dias 13 e 16 de julho. No principal cenário, Antônio Gomide alcançou 44,8% das intenções de voto, contra 32,9% de Márcio Corrêa. Na sequência, José de Lima (PMB) com 4,9%, Eerizania Freitas (UB) com 2,4%, e Hélio Lopes (PSDB) com 1,4%.
A mesma sequência foi confirmada tanto pelo levantamento do Opção Pesquisas, quanto pela pesquisa Serpes/Jornal Contexto.
O levantamento da Opção Pesquisas entrevistou 800 anapolinos entre 11 e 14 de julho, e apontou o candidato do PT em primeiro lugar, com 38,3% das intenções de voto. Ele é seguido pelo candidato do PL, que tem 32,5%. José de Lima aparece em terceiro com 5,4%. Eerizania Freitas é a quarta colocada com 4,3%. Depois, Hélio Lopes com 2,3%.
Já na apuração do Serpes/Jornal Contexto, que falou com 600 eleitores entre 01 e 03 de julho, a diferença entre os dois primeiros colocados é maior. Gomide lidera com 60,2% das intenções de voto, enquanto Corrêa detém 13,7%. Em terceiro lugar, está José de Lima com 4%. Depois, Eerizania Freitas com 3,7% e Hélio Lopes com 2%.