O Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (CEITEC) está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação em nível de especialização em Educação Inclusiva com ênfase na Educação de Surdos. O curso é gratuito e oferecido à distância, ofertado durante o segundo semestre do ano letivo de 2024.
As inscrições são online e devem ser realizadas até 14 de julho. A taxa de inscrição é de R$50,00. Para participar do processo seletivo, é necessário possuir diploma de graduação reconhecido pelo MEC, enquadrar-se no público alvo das vagas, e enviar toda a documentação exigida no edital no ato de inscrição.
A especialização é possível devido à parceria do CEITEC Anápolis com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), por meio do vínculo ao Programa UAB/IFMT, com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. A carga horária é de 400 horas.
São 25 vagas, sendo 21 para ampla concorrência, 2 destinadas a candidatos negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência, e 2 reservadas a servidores do IFMT. A seleção de candidatos acontece a partir da inscrição e envio da documentação, com uma fase classificatória e eliminatória de prova de títulos, análise da formação e tempo de experiência na área.
Os resultados são divulgados no site do processo seletivo vinculado ao IFMT. Já a matrícula dos aprovados acontece presencialmente no CEITEC entre 18 e 23 de setembro, das 08h às 12h e das 14h às 18h. O início das aulas será divulgado na data de matrícula.
Em caso de dúvidas, o edital disponibiliza o telefone (62) 99903-8589 e o e-mail uabanapolis@gmail.com. O documento também menciona que o atendimento no CEITEC Anápolis vai de terça a sexta-feira, das 08h às 12h, das 13h30 às 16h30, e das 19h às 22h.
Confira a matriz curricular do curso
A especialização em Educação Inclusiva com Ênfase na Educação de Surdos abrange as disciplinas de Fundamentos da educação de surdos; Fundamentos da educação inclusiva; Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais; Inclusão das pessoas com altas habilidades e superdotação; além da Inclusão das pessoas com deficiência; Inclusão das pessoas com necessidades educacionais específicas; e Inclusão das pessoas com transtorno global do desenvolvimento. Também contempla Leitura e produção de texto acadêmico; Metodologia de pesquisa e da produção científica (produção de projeto de pesquisa); Orientação de TCC (produção de artigo científico); e Psicologia da educação e do desenvolvimento para inclusão.