Baixa procura pela segunda dose da vacina contra a dengue preocupa Saúde em Goiás

Doença já registrou mais de 300 vítimas no Estado apenas em 2024, sendo 51 anapolinas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) emitiu um alerta, na última quinta-feira (04), para a baixa adesão à segunda dose da vacina contra a dengue em Goiás. Desde o início da imunização contra a doença no Estado, em fevereiro deste ano, 190 mil doses da vacina foram aplicadas. Entretanto, a maior parte delas foi destinada à primeira aplicação – 177 mil – e apenas 13 mil foram para a segunda.

O alto número de esquemas de vacinação incompletos em Goiás preocupa a Secretaria porque a efetiva proteção contra a doença só ocorre após a aplicação das duas doses do imunizante – com o intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. Outro ponto alarmante é que a dengue continua contaminando durante todo o ano.

A gerente de Imunização da SES-GO, Joice Dorneles, explica que “mesmo fora do período de sazonalidade, [a dengue] ainda está aí, mesmo que em menor número”. E destaca: “A vacinação é mais uma forma de prevenção e precisamos utilizar dessa ferramenta que temos disponível, que é gratuita e garante maior segurança no próximo período de chuvas, quando os casos tendem a aumentar, como acontece todos os anos”.

Atualmente, a vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes com idade de 6 a 16 anos. Adultos de até 59 anos que se vacinaram durante a ampliação do público-alvo, em abril, também devem procurar os postos de vacinação para garantir a segunda dose. A vacina Qdenga oferece proteção contra os quatro sorotipos da dengue.

Cenário atual

Anápolis registrou, em 2024, 44.334 casos notificados de dengue. Desses, 17.334 já foram confirmados. Nesta semana, segundo indicadores da SES-GO, foram 2.285 casos – o que classifica a cidade em situação de emergência no plano de contingência. O município anapolino fica em segundo lugar na lista, atrás apenas da capital, Goiânia.

Em todo o Estado de Goiás, o número de casos notificados sobe para 384.281, dos quais 234.421 foram confirmados. A SES-GO também confirmou 329 óbitos causados pela dengue e investiga outros 103. Em Anápolis, foram 51 falecimentos confirmados pela doença. Outros 2 estão sob investigação na cidade.

Compartilhar post:

Últimas

Relacionadas
Postagens

Você conhece o José Rico de Goiás?

Waldeir Ferreira, natural de Goianápolis e atualmente residente em...

Projeto de lei propõe limite de horário para atendimento presencial em disk-cervejas de Anápolis

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (15), na Câmara...

STJ restabelece pena de 14 anos a homem que tentou matar filho de 5 anos em Anápolis

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu recurso do...

Operação no centro de Anápolis interdita kitnets usadas como pontos de drogas

Uma operação policial nesta sexta-feira (12), teve como alvo...