Um alerta de risco potencial para chuvas intensas foi emitido para todas as regiões de Goiás nesta segunda-feira. A expectativa é para a terça-feira (23), quando são esperados de 20 a 40 mm de precipitação por hora ou 60 mm por dia. O aviso foi publicado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
De acordo com o informativo publicado pelo Centro, as pancadas de chuva são influenciadas pela frente fria que avança pela região Sudeste do Brasil, o que favorece o aumento da nebulosidade nas regiões goianas.
Já para o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os números devem ser maiores. Um alerta laranja publicado pelo Instituto na manhã desta terça-feira indica até 100 mm de precipitação durante todo o dia. O aviso se estende por metade dos estados brasileiros – de quase todo o Rio de Janeiro até uma pequena parcela do Amazonas – e vale até quarta-feira (24).
Em Goiás, são 239 municípios alertados, além de Anápolis. A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Segundo o Cimehgo, a previsão é de que Anápolis receba 25 mm de precipitação na terça-feira (23), com variação de nebulosidade, sol e pancadas de chuvas isoladas. As temperaturas devem oscilar entre 19°C e 27°C. Já a umidade relativa do ar fica entre 50% e 95%.
Por: Natalia Sezil