Buscar

Cuidamos da sua privacidade

Utilizamos cookies para ver quais páginas você já viu em nosso jornal e para personalizar as propagandas para você. Ao continuar utilizando nosso site, você aceita esse uso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Veículos abandonados são recolhidos no interior de Goiás

Ação visa combater riscos à saúde e ao meio ambiente; Petrolina de Goiás recebeu última etapa
Iniciativa percorre todo o interior do estado e tem como objetivo eliminar riscos à mobilidade urbana, ao meio ambiente e, principalmente, à saúde da população (Foto: Detran-GO)

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), por meio da operação Patrulha Detran, tem reforçado as ações de retirada de veículos, carcaças e sucatas abandonados em vias públicas em municípios do interior do Estado. A iniciativa busca reduzir impactos à mobilidade urbana, ao meio ambiente e, principalmente, à saúde da população.

Em Petrolina de Goiás, a cerca de 80 quilômetros de Goiânia, as equipes removeram 16 veículos e carcaças. A operação também foi realizada em Terezópolis de Goiás, onde quatro veículos abandonados foram recolhidos após denúncia, e em Jussara, com a retirada de 17 estruturas em estado de abandono ou deterioração.

Segundo o Detran, esses materiais podem acumular água da chuva e resíduos, favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras arboviroses. Além disso, comprometem o tráfego, prejudicam a paisagem urbana e podem servir de abrigo para animais peçonhentos.

De acordo com o presidente do Detran-GO, Waldir Soares, a ação contribui diretamente para a saúde pública. “Retirar esses veículos abandonados é proteger a população, evitando focos de dengue, preservando o meio ambiente e impedindo a contaminação do solo. Também é uma forma de promover mais segurança e dignidade aos bairros”, afirmou.

A população pode colaborar informando a presença de veículos ou carcaças abandonados pelo telefone 154, canal direto com a Patrulha Detran.

A remoção está prevista no artigo 279-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que autoriza o recolhimento de veículos abandonados, deteriorados ou acidentados para depósito do órgão competente, independentemente de infração de trânsito, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Artigo anterior
Exame de DNA confirma que corpo encontrado é da corretora Daiane; síndico e filho seguem presos

Relacionado à este artigo: