A Folia de Reis segue viva e forte em todo o país, Anápolis e cidades vizinhas mantém cada vez mais viva a tradição religiosa que contempla a visita dos três reis magos ao menino Jesus, em Belém.
A tradição da folia remete ao século 19, a festa católica de origem portuguesa faz referência a comemoração do nascimento de Cristo, salvador da humanidade.
Guiados por uma estrela, eles vieram ao encontro do menino rei, que havia acabado de nascer, ao encontra-lo contemplaram seu nascimento e trouxeram de presente ouro, incenso e mirra, as preciosidades de cada reino na época.
Em Anápolis e região, as folias seguem atraindo fies que mantém viva essa tradição, entre as mais conhecidas estão: Folia Mirim da Igrejinha (Bairro Vila São Vicente); Folia de Reis do Capivari (Bairro Boa Vista); Folia Serra do Mizael em Souzânia; Folia do Divino (Bairro Vila Jaiara); Cia de Folia de Reis Lenon Amâncio Romualdo da Silva Faria (Bairro São José); Folia de São Sebastião (Bairro São Joaquim); Comunidade Santos Reis (Bairro Boa Vista); Os Filhos de Reis (Bairro Jandaia); Folia Discípulos de Santos Reis ( Bairro São José); Folia de Reis (Bairro Paraíso); Comunidade de Reis de Goialândia.
Algumas folias são intermunicipais, um exemplo é a folia da serra do Mizael, que começa na Traíra em Souzânia, distrito de Anápolis e percorre na região as fazendas Mutambal, Fazenda Fundão e chega na Serra do Mizael já no Município de Pirenópolis até finalizar na Fazenda Forquilha em Petrolina de Goiás.
Padre Edmilson
Outra folia que tem tradição é a do padre Edmilson, um dos principais nomes da igreja na folia em Goiás, sua folia começa em Ouro Verde de Goiás e vai até a cidade de Nova Veneza, o encerramento conta com a santa missa e o tradicional jantar para os foliões.
Na região, as cidades vizinhas como Campo Limpo de Goiás, Ouro verde, Jesúpolis, Nerópolis, Abadiânia, Nova Veneza entre outras. Mantém forte e cada vez mais viva a tradição da folia.
