A Diocese de Anápolis comunicou oficialmente o falecimento do bispo auxiliar Dom Dilmo Franco e divulgou informações sobre o velório que tem início nesta madrugada. Dom Dilmo faleceu aos 52 anos, vítima de um infarto fulminante, nesta quinta-feira (01).
O velório e as cerimônias fúnebres acontecem nesta sexta-feira (02) na Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa, no Setor Central. O início é à 1h. Santas Missas se prolongam durante todo o dia. A primeira é celebrada às 7h, seguida de celebrações às 9h, 12h e 15h. A última é às 18h na Catedral Diocesana de Anápolis, presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia, Dom João Justino.
Depois da última Santa Missa realizada em Anápolis, o corpo é trasladado para a Catedral Imaculada Conceição, em Formosa, cidade natal de Dom Dilmo. No sábado (03), o Bispo de Formosa, Dom Adair José Guimarães, celebra a última Santa Missa de corpo presente às 16h. O sepultamento acontece logo em seguida, na Catedral de Formosa.
Em comunicado, a Diocese de Anápolis manifesta suas mais sinceras condolências e pede orações pela alma de Dom Dilmo, assim como por sua família e por todos que foram tocados por seu ministério. O Seminário Diocesano de Anápolis compartilhou do mesmo pedido: que toda a comunidade reze pela alma do bispo para que alcance o descanso eterno junto a Deus.
Quem foi Dom Dilmo
O bispo diocesano nasceu em Formosa, cidade goiana, em 15 de março de 1972. Em agosto de 1990, ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora D’Abadia, em Formosa. Um ano depois, iniciou seus estudos em Brasília, no Seminário Maior Arquidiocesano, onde cursou Filosofia e Teologia até 1997.
Foi ordenado diácono em novembro de 1996 e sacerdote em janeiro de 1998. Destacou-se como pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão em São Domingos e como Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista em Divinópolis, função que também exerceu na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Flores de Goiás.
Em 2019, após autorização do Papa Francisco, o então Pe. Dilmo Campos foi nomeado bispo auxiliar da Diocese de Anápolis, convocado pelo bispo titular diocesano, Dom João Wilk. Dom Dilmo foi ordenado bispo em janeiro de 2020, e passou a auxiliar na condução da comunidade no mês seguinte.
Em nota, a Diocese de Anápolis declarou: “Durante sua trajetória, Dom Dilmo destacou-se em várias áreas e desde sua nomeação como bispo auxiliar da Diocese de Anápolis desempenhou um papel crucial na condução dos trabalhos da Igreja particular de Anápolis, destacando-se por sua dedicação e serviço à comunidade”.
