Por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), o Governo de Goiás abriu as inscrições para o programa Pra Ter Onde Morar – projeto que busca implantar casas a custo zero. São 18 municípios contemplados em que famílias com renda de até um salário mínimo podem se inscrever.
O processo é online, e as inscrições devem ser realizadas pelo portal da Agehab. Os candidatos que não têm acesso à internet podem buscar auxílio nos Cras, pontos de apoio providenciados pelas prefeituras.
O candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo, ter mais de 18 anos ou ser emancipado e não ser proprietário, cessionário ou promitente comprador de imóvel de qualquer natureza.
Também não pode ter recebido do Estado de Goiás nenhum benefício referente a casa, apartamento ou recursos para construção. Precisa morar no município para o qual está se inscrevendo há pelo menos três anos e possuir inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico) desse município.
A Agehab deixa claro que não é necessário ter o nome limpo para se inscrever no programa Pra Ter Onde Morar, porque não há financiamento bancário. Receber o Aluguel Social também não impede a inscrição, desde que os outros critérios sejam atendidos.
Abadiânia, Acreúna, Estrela do Norte, Fazenda Nova, Gouvelândia, Indiara, Israelândia, Mimoso de Goiás, Mineiros, Montividiu, Perolândia, Piracanjuba, Porteirão, Rio Quente, Santa Helena de Goiás, Santa Tereza de Goiás, Senador Canedo e Taquaral de Goiás são as cidades incluídas nessa fase do programa.
De acordo com o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, o programa planeja se expandir para outras cidades. “As casas a custo zero são um exemplo para o Brasil por atender o interior, de forma gratuita, e oferecer nível de qualidade superior”, ressalta.