Buscar

Cuidamos da sua privacidade

Utilizamos cookies para ver quais páginas você já viu em nosso jornal e para personalizar as propagandas para você. Ao continuar utilizando nosso site, você aceita esse uso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Vai até domingo exposição que celebra 95 Anos da Imigração Japonesa em Anápolis

As primeiras famílias japonesas chegaram na cidade por volta de 1929
Diversos artigos japoneses fazem parte da exposição até domingo (Foto: Reprodução)

A exposição “95 Anos da Imigração Japonesa em Anápolis: Rumo ao Centenário (1929-2029)”. Teve início nesta terça-feira (18) e vai até domingo (23).

 O evento acontece no Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (Ceitec), localizado no Bairro Jundiaí. A exposição instalada no Ceitec ficará aberta ao público das 8 às 17 horas.

A exposição é promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Professor Jan Magalinski (IJM) em parceria com a Associação Nipo-Brasileira em Anápolis (ANBA) e apoio da Prefeitura de Anápolis.

História

As primeiras famílias chegaram ao Brasil em 1908, de navio. A imigração japonesa foi promovida neste período devido a um acordo entre os dois países, já que o Brasil necessitava de mão-de-obra, especialmente no campo, enquanto o Japão enfrentava um crescimento populacional acelerado e falta de empregos. Atualmente, o Brasil tem a maior população japonesa fora do Japão. São cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Duas décadas depois, em 1929, o país vivia um período de dificuldades econômicas e a cidade de Anápolis recebeu seus primeiros imigrantes japoneses, que já não encontravam oportunidades no Sudeste. Eram cerca de trinta pessoas, de sete famílias diferentes. Nos anos seguintes, a imigração japonesa para a cidade continuou.

Com a crescente comunidade japonesa em Anápolis foi fundada a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Anápolis (ANBA) em 11 de fevereiro de 1963, com o objetivo de preservar e promover a cultura japonesa. Ao longo dos anos, a comunidade japonesa de Anápolis tem desempenhado um papel crucial na vida social e cultural da cidade.

Artigo anterior
PCGO faz buscas por Maurício Sampaio, empresário condenado por mandar matar o radialista Valério Luiz
Próximo artigo
Exibições gratuitas de cinema já tem filmes definidos para a próxima semana

Relacionado à este artigo: