O vice-governador Daniel Vilela (MDB), eleito em outubro de 2022, volta a assumir o posto de governador em exercício nesta semana. É a oitava vez que isso acontece desde as eleições, 18 meses atrás, quando o filho de Maguito Vilela se aliou a Ronaldo Caiado (UB). Caiado viaja a Portugal para participar de um Fórum que acontece na Universidade de Lisboa.
Vilela assume o cargo em um momento essencial na pré-campanha municipal, em especial em Aparecida de Goiânia – que tem como pré-candidato emedebista seu primo, Leandro Vilela. Durante a semana, o governador em exercício visita diversas cidades do interior goiano, onde ganha projeção e busca se fortalecer para planos futuros, em 2026.
A cada vez que assume o primeiro lugar no Poder Executivo estadual, o vice-governador conquista a confiança de Caiado e da primeira-dama, Gracinha Caiado. Com isso, traça o caminho para se eleger governador em um projeto político que trará resultados daqui a dois anos.
No sábado, o vice-governador esteve presente em Santo Antônio do Descoberto, município que recebeu o programa Goiás Social durante o fim de semana. Na segunda-feira (24), Vilela participou da inauguração da nova Câmara de Vereadores em Aparecida de Goiânia – o Palácio Léo Mendanha, nomeado em homenagem ao ex-vereador e ex-deputado estadual.
Na terça-feira (25), fez visita técnica às obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), cujas obras estão 60% concluídas e devem resultar em 148 leitos. Já nesta quinta-feira (27), Daniel Vilela vai a Porteirão e a Indiara, onde inaugura casas a custo zero do Programa Pra Ter Onde Morar.
Ronaldo Caiado
Em Portugal, o Governador Ronaldo Caiado é um dos palestrantes do Fórum Jurídico de Lisboa 2024, que vai até sexta-feira (28). O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em parceria com o Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e o Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário – FGV Justiça (FGV).
Em sua 12ª edição, o Fórum apresenta o tema “Avanços e recuos da globalização e as novas fronteiras: transformações jurídicas, políticas, econômicas, socioambientais e digitais”. Na quarta-feira (26), primeiro dia do evento, Caiado falou no painel “Agronegócio na Economia Global”.
Na oportunidade, o governador defendeu que “nenhum país tem uma agricultura mais sustentável que o Brasil”, e que os alimentos brasileiros garantem origem e qualidade aos consumidores globais. Ele também destacou que o Brasil, com 58,5% de florestas nativas, tem competência para definir o que é sustentabilidade, o que não caberia à União Europeia, já que o continente europeu praticamente não tem florestas nativas originais.