Comunidade católica celebra Corpus Christi em Anápolis

Celebração da Eucaristia marca o evento, que reúne quase 30 paróquias da cidade

A Igreja Católica celebra a Solenidade de Corpus Christi na próxima quinta-feira, 30 de maio – celebração que já é tradição em Anápolis, onde a expectativa é de que mais de 8 mil fiéis se reúnam na ocasião. O evento acontece na Praça Bom Jesus, no Setor Central, e tem início às 17h.

A celebração busca honrar o mistério da Eucaristia. A Santa Missa, que é presidida pelo Bispo Diocesano, Dom João Wilk, também é concelebrada por Dom Dilmo Franco e sacerdotes locais. Àqueles que não podem comparecer ao evento, a Santa Missa campal é transmitida ao vivo pela página da diocese no Youtube.

Já para quem participa da concentração das procissões, o encontro tem início às 15h. A celebração conta com a presença de 29 paróquias da Diocese de Anápolis, que determinam, cada uma, o horário de partida. Dão as boas-vindas o Pe. Anevair José da Silva – Reitor do Seminário Maior Diocesano Imaculado Coração de Maria – e a Ir. Cássia Evangelista Gonçalves – da Congregação das Irmãs Franciscanas da Divina Misericórdia.

Tradição de Corpus Christi

Celebração cristã, a Solenidade de Corpus Christi ocorre na quinta-feira que sucede o domingo da Santíssima Trindade, cerca de 60 dias após a Páscoa. A comemoração homenageia o Santíssimo Sacramento, o Corpo e Sangue de Jesus Cristo presentes na Eucaristia – tanto que a expressão em latim, “Corpus Christi”, é traduzida para “Corpo de Cristo”.

As origens da data remontam à Idade Média, quando foi instituída por Santa Juliana de Mont Cornillon – uma religiosa belga instruída por visões a instituir uma festa em honra ao Santíssimo Sacramento.

Após as visões de Santa Juliana, a celebração foi, então, concretizada pelo arcebispo de Liège, Jacques Pantaléon, que se tornaria o Papa Urbano IV. Apenas em 1264, em resposta às visões e outros eventos milagrosos relacionados à Eucaristia, é que a festa foi expandida para toda a Igreja Católica.

Uma das tradições mais marcantes do Corpus Christi é a procissão, na qual o Santíssimo Sacramento é levado pelas ruas da cidade. O caminho costuma ser adornado com tapetes coloridos feitos de serragem, flores e outros materiais, que muitas vezes retratam imagens religiosas e símbolos ligados à Eucaristia.

A Solenidade é uma oportunidade dos fiéis expressarem sua devoção ao Santíssimo Sacramento e sua fé na presença de Cristo na Eucaristia. A ocasião de grande significado é marcada por momentos de oração, adoração e comunhão entre a comunidade.

Compartilhar post:

Últimas

Relacionadas
Postagens

Você conhece o José Rico de Goiás?

Waldeir Ferreira, natural de Goianápolis e atualmente residente em...

Projeto de lei propõe limite de horário para atendimento presencial em disk-cervejas de Anápolis

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (15), na Câmara...

STJ restabelece pena de 14 anos a homem que tentou matar filho de 5 anos em Anápolis

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu recurso do...

Operação no centro de Anápolis interdita kitnets usadas como pontos de drogas

Uma operação policial nesta sexta-feira (12), teve como alvo...