Viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (10) o vídeo de um veículo blindado da Marinha soltando muita fumaça (como se estivesse fundindo o motor), durante o desfile de hoje em Brasília, os comandantes entregaram ao presidente Bolsonaro. um convite para um exercício militar que será realizado em Formosa, Goiás.
A imprensa internacional criticou o desfile e chamou de “República de bananas” a iniciativa do presidente Bolsonaro. A ideia era demonstrar força do presidente, já que hoje é a votação da PEC do voto impresso, que deve ser rejeitado na câmara. Mas, as imagens que saíram na internet mostram equipamentos obsoletos que rendem vários “memes” na rede.
O desfile de blindados e tanques de guerra que aconteceu na Esplanada dos Ministérios foi um pedido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em março. As informações são do jornal O Globo. O pedido de demonstração de força teria sido realizado em meio à crise envolvendo o então ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e os 3 comandantes das Forças Armadas.
Bolsonaro pediu o desfile ao comandante do Exército, Edson Pujol. Ele se negou. Azevedo e Silva também negou a proposta de um voo rasante com caças na Esplanada. Diversos partidos repudiaram o que chamaram de politização das Forças Armadas.