A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira (1º) em Anápolis, com o objetivo de proteger os grupos mais vulneráveis. Este ano, uma grande novidade é que a vacina estará disponível de forma permanente nas unidades básicas de saúde, o que significa que os cidadãos dos grupos prioritários poderão ser imunizados a qualquer momento, e não apenas durante a campanha sazonal.
A vacinação contra a gripe em 2025 abrange diversos grupos prioritários, conforme definido pelo Ministério da Saúde. Entre os grupos que devem ser vacinados estão: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), povos indígenas e crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos.
Também estão incluídos trabalhadores da saúde, professores dos ensinos básico e superior, profissionais das forças de segurança, de salvamento e das Forças Armadas, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
A vacina tetravalente, disponível neste ano, protege contra os principais tipos do vírus Influenza que circulam, incluindo o subtipo H3N2, que causou surtos em anos anteriores. A imunização é fundamental para reduzir as complicações da doença, principalmente para aqueles que estão mais expostos a riscos.
Para ser imunizado, é necessário apresentar um documento de identificação e, quando solicitado, comprovante que justifique a inclusão no grupo prioritário, como atestado médico, por exemplo. A vacina será aplicada nas unidades básicas de saúde de Anápolis, e, além da vacinação anual, agora ela estará disponível ao longo de todo o ano, oferecendo mais comodidade e facilidade para quem precisa.
Estudos mostram que a vacina reduz significativamente o risco de hospitalização, especialmente entre pessoas com comorbidades e os mais idosos. A adesão à imunização também ajuda a evitar surtos e reduzir a circulação do vírus na comunidade, o que protege não só os grupos prioritários, mas toda a população.
A mobilização nacional para a vacinação também inclui o tradicional Dia D, que será realizado em 10 de maio, com o objetivo de aumentar ainda mais a cobertura vacinal. Não deixe de se proteger e proteger quem você ama!