Uso do celular no banheiro pode aumentar em 46% o risco de hemorroidas, aponta estudo

Pesquisa feita em hospital de Harvard mostra que hábito está associado a mais tempo sentado e maior esforço durante a evacuação

Ler notícias, rolar pelas redes sociais ou jogar no celular durante a ida ao banheiro pode parecer um hábito inofensivo, mas um estudo realizado por pesquisadores do Centro Médico Beth Israel Deaconess e da Escola Médica de Harvard revelou que essa prática está ligada a um aumento de 46% no risco de desenvolver hemorroidas.

O levantamento, publicado na revista científica PLOS One, avaliou 125 adultos submetidos a colonoscopias de rotina entre janeiro e dezembro de 2024. Do total, 66% admitiram usar o celular no banheiro e, entre eles, 43% apresentaram hemorroidas visíveis durante o exame.

Os dados também mostraram que os “usuários de banheiro conectado” passam mais tempo sentados: mais de um terço declarou ficar no vaso sanitário por mais de cinco minutos a cada visita, enquanto apenas 7% dos que não levam o celular relataram o mesmo. Houve casos de permanência superior a 15 minutos.

O estudo observou ainda diferenças de perfil entre os grupos. Quem utiliza o smartphone no banheiro tende a ser mais jovem (média de 55,4 anos contra 62,1 dos não usuários) e a praticar menos atividades físicas.

Entre os principais usos relatados estão a leitura de notícias (54%), navegação em redes sociais (44%), jogos e vídeos. Apesar disso, apenas 35% reconheceram que o hábito prolonga o tempo dentro do banheiro.

Como surgem as hemorroidas
As hemorroidas se formam quando as veias da região anal sofrem dilatação e inflamação. Durante a evacuação, é natural que elas se expandam e se contraiam, mas o esforço repetido e a permanência prolongada na posição sentada podem dificultar a drenagem sanguínea e favorecer o problema.

Compartilhar post:

Últimas

Relacionadas
Postagens

Vice-prefeito de Anápolis Walter Vosgrau, se filia ao PSD

O vice-prefeito de Anápolis, Walter Vosgrau, vai se filiar...

Anápolis lembra tragédia de romeiros com missa na Praça dos Romeiros

Nesta segunda-feira (8), a Diocese de Anápolis realiza, às...

Mulher denuncia namorado após ser brutalmente agredida em Anápolis

Uma mulher de 34 anos compareceu à Central de...