Junto à rede nacional de Centros Federais, o Instituto Federal de Goiás está ofertando um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em nível de Mestrado. O curso tem como objetivo a realização de pesquisas pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais.
As inscrições vão até esta quinta-feira, 04 de janeiro, e a taxa é de R$150,00. Devem ser efetuadas via internet, no Sistema de Inscrições. No momento de inscrição, o candidato deve preencher todas as informações solicitadas e, ainda, preencher o campo “Intenção de Pesquisa”, no qual deve demonstrar como a formação pretendida no ProfEPT e a escolha pela Linha de Pesquisa se relacionam com suas práticas profissionais.
Para se candidatar, os interessados devem portar diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior. Para as vagas de Ampla Concorrência, também é necessário comprovar o exercício de práticas de ensino ou em gestão de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, durante o ano de 2023. Já para as vagas destinadas aos Servidores, é preciso ser técnico-administrativo em educação ou docente, pertencente ao quadro permanente e ativo da instituição, ainda que em estágio probatório.
O ProfEPT é ministrado na modalidade presencial (para as disciplinas obrigatórias), com parte da carga horária à distância (nas disciplinas eletivas). O prazo de conclusão do mestrado está previsto para até 24 meses. As aulas devem acontecer semanalmente, durante as manhãs e tardes de quinta-feira e sexta-feira.
Estão destinadas ao Campus Anápolis do IFG 16 vagas, sendo metade para ampla concorrência e a outra metade exclusivamente para servidores da instituição. São, ainda, divididas em duas linhas de pesquisa. A primeira se refere às Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, enquanto a segunda trata da Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Portanto, são 8 vagas para cada ramificação de pesquisa.
O exame acontece no dia 25 de fevereiro, às 14 horas, no Campus Anápolis do IFG – avenida Pedro Ludovico, no Bairro Reny Cury. Trata-se de uma prova objetiva de 50 questões, que versa sobre as Bases conceituais e históricas da educação profissional e tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e práticas de ensino e aprendizagem. O início do semestre letivo se dá a partir de 2 de abril.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail profeptifg@ifg.edu.br ou pelo Edital.
Por: Natalia Sezil