Tribunal de Justiça de Goiás confirma criação de quatro juízos de garantias, incluindo um em Anápolis

Decisão atende determinação do CNJ e inviabiliza criação de novas comarcas no judiciário goiano

Durante audiência pública realizada no Fórum da Comarca de Anápolis, o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) confirmou a implantação de quatro juízos de garantias no estado. Uma das novas unidades será instalada em Anápolis.

O anúncio foi feito pelo desembargador Marcos da Costa Ferreira, na última sexta-feira (19), durante o Encontro Regional da Corregedoria do TJGO, também realizado em Anápolis.

Atualmente, o TJGO conta com duas varas de juiz de garantias, e a criação de mais quatro atende a uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Para cumprir a ordem do CNJ, o tribunal foi obrigado a desinstalar as comarcas de Joviânia, Aurilândia e Araçu. Além disso, a criação de uma nova vara cível em Anápolis ficou inviável. “Fomos obrigados a fazer a escolha de Sofia”, afirmou o desembargador Marcos, fazendo referência ao drama vivido pela personagem Sofia, que, durante o Holocausto, foi forçada a escolher entre a vida de um dos filhos no campo de concentração de Auschwitz — uma metáfora para decisões extremamente difíceis, em que todas as opções implicam perdas significativas.

O que é o juiz de garantias?

O juiz das garantias é o magistrado responsável por controlar a legalidade da investigação criminal e garantir os direitos fundamentais do investigado. Sua atuação se dá durante a fase de investigação, até o oferecimento da denúncia pelo Ministério Público.

Nilson Sousa
Nilson Sousa
Nilson Sousa, é Jornalista e Radialista há 23 anos, graduado em comunicação social pela Faculdade Araguaia de Goiânia, Pós graduado em gestão pública. É editor chefe e fundador do Diário da Redação e proprietário da Agência NSB Propaganda & Comunicação.

Compartilhar post:

Últimas

Relacionadas
Postagens

UFG inova ao provar que cera de ouvido pode antecipar diagnóstico de câncer

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) apresentaram um...

Estação Ferroviária de Anápolis celebra 90 anos com exposição aberta ao público

A Estação Ferroviária “Prefeito José Fernandes Valente”, um dos...