Com um total de 21 medalhas em Tóquio, o Brasil fez sua melhor participação em jogos olímpicos em todos os tempos. Foram sete medalhas de ouros, seis medalhas de prata e oito medalhas de bronze. O resultado em Tóquio superou a marca de 19 da Rio 2016. Como anfitrião, o país conquistou sete ouros.
O 12º lugar na classificação geral também é histórico. No ranking pelo número total de medalhas, o Brasil também foi o 12º colocado com 21 medalhas, três a menos que o Canadá, mas uma a mais que Hungria, Nova Zelândia e Coreia do Sul.(Veja o quadro de medalhas do Brasil)

Cerimônia de encerramento
A Cerimônia de Encerramento dos Jogos de Tóquio foi realizada na manhã deste domingo. Sem público nas arquibancadas, mas em clima de festa com direito a um show de luzes e muita música, os japoneses celebraram o fim das Olimpíadas de Tóquio e fizeram a passagem de bastão para os franceses. Faltam 1.083 dias para as Olimpíadas de Paris 2024.
A chama olímpica foi apagada depois de 17 dias de disputas nas arenas de Tóquio marcando o fim das Olimpíadas. Para o Comitê Olímpico Internacional (COI) e para o Comitê Organizador dos Jogos, ter conseguido realizar as Olimpíadas em tempos de pandemia do coronavírus foi um desafio superado. Uma barreira que todos esperam que não se repita a caminho dos Jogos de Paris, em 2024.