A histórica cidade de Silvânia, localizada na região da Estrada de Ferro, comemorou seus 251 anos de emancipação política no último domingo (5). Com um legado marcante de contribuição para o desenvolvimento do estado de Goiás, o município foi fundamental para a criação de diversas cidades na região.
As celebrações aconteceram nos dias 4 e 5 de outubro, com uma programação especial organizada pela Prefeitura de Silvânia.
Ao lembrar o primeiro ano de sua gestão, o prefeito Carlos Mayer (UB) destacou os avanços alcançados no município, a harmonia política com o apoio da Câmara Municipal e a parceria leal do vice-prefeito Fábio André. “A cidade está muito melhor. Acho que ninguém se arrependeu da escolha”, avaliou Carlão.
Programação
No sábado (5), a Praça do Rosário foi palco do Festival Canta Cerrado, que contou com a participação de artistas locais. Os vencedores do festival representarão Silvânia na etapa estadual do evento.
Já no domingo (6), as comemorações começaram com o hasteamento da bandeira do município, no trevo da GO-010. Em seguida, foi realizado um desfile cívico-militar, com saída da Praça Joaquim Félix e chegada na Praça do Rosário. Participaram do desfile bandas das forças de segurança, o Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás – Moisés Santana, e a banda do Centro Marista Divino Pai Eterno.

Homenagens
Ainda na manhã de domingo, na Praça do Rosário, foi realizada a cerimônia de entrega da Comenda do Mérito Bonfim, a mais alta honraria concedida pelo município. A homenagem reconhece cidadãos que contribuíram significativamente para o desenvolvimento de Silvânia.
Entre os agraciados estavam o deputado estadual Issy Quinan (MDB), representante da cidade na Alego, e o vice-prefeito Fábio André, que já exerceu quatro mandatos como vereador. A proposta da homenagem foi feita pelo vereador Matheus Brito (MDB), apontado como uma das grandes revelações políticas da cidade.
Encerramento religioso
A parte da tarde foi marcada por eventos religiosos. Houve uma missa em ação de graças na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e uma reunião especial na sede central da Fraternidade Espírita Allan Kardec. A programação será encerrada no dia 13 de outubro, às 19h30, com um culto de ação de graças na Igreja Assembleia de Deus – Ministério Campinas.