Buscar

Cuidamos da sua privacidade

Utilizamos cookies para ver quais páginas você já viu em nosso jornal e para personalizar as propagandas para você. Ao continuar utilizando nosso site, você aceita esse uso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Saiba quem é Carlo Acutis, o jovem que será canonizado neste domingo e conhecido como “padroeiro da internet”

Primeiro santo millennial da Igreja Católica será reconhecido em cerimônia conduzida pelo papa Leão XIV, no Vaticano
Tapeçaria com a imagem de Carlo Acutis exposta na Basílica de São Francisco de Assis durante sua beatificação. (Foto: Divulgação/Vaticano)

No próximo domingo (7), a Igreja Católica canonizará o jovem italiano Carlo Acutis, que será reconhecido como o primeiro santo da geração millennial. A missa, prevista para as 5h (horário de Brasília), será presidida pelo papa Leão XIV, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Esta será a primeira canonização conduzida pelo novo pontífice, eleito em maio após a morte de Francisco.

Carlo Acutis morreu em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Católico desde a infância e devoto da Virgem Maria, ele ficou conhecido por usar a internet para evangelizar e catalogar milagres eucarísticos, o que lhe rendeu o título de “padroeiro da internet”.

Acutis foi beatificado em 2020, após o reconhecimento de um milagre ocorrido em Campo Grande (MS), quando um garoto brasileiro teria sido curado após tocar em uma de suas relíquias. O segundo milagre, confirmado em 2024, envolveu a recuperação de uma jovem da Costa Rica que sofreu um acidente de bicicleta em 2022.

Em preparação para a cerimônia, o Vaticano pendurou nesta quinta-feira (4) uma grande imagem do beato na Basílica de São Pedro e anunciou o lançamento de um selo comemorativo em sua homenagem.

Junto com Acutis, também será canonizado o jovem italiano Pier Giorgio Frassati, que morreu na década de 1920 em decorrência de poliomielite e ficou conhecido pelo trabalho de assistência aos mais pobres.

Quem foi Carlo Acutis

O corpo do jovem Carlo Acutis (1991-2006) (Foto: reprodução)

Nascido em Londres em 3 de maio de 1991, Carlo foi criado em Milão, na Itália. Desde cedo demonstrou forte fé religiosa e interesse por tecnologia. Apaixonado por computadores, usava seus conhecimentos avançados em programação e ciência da computação para ajudar amigos e evangelizar pela web.

“Ele era um especialista em computação e colocava esse dom a serviço dos outros”, relembra sua mãe, Antonia Acutis.

Carlo morreu em 2006, no dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, data que reforça ainda mais o vínculo de sua devoção com os fiéis brasileiros. Seus restos mortais estão expostos no Santuário do Despojamento, em Assis, em estado de conservação considerado notável pelo Vaticano.

Artigo anterior
Escola do Futuro deve ser instalada em Anápolis, anuncia vice-governador Daniel Vilela
Próximo artigo
Contribuintes de Anápolis com dívidas antigas de IPTU podem ter valores prescritos

Relacionado à este artigo: