O prazo para adesão ao Refis 2025 da Prefeitura de Anápolis termina na próxima terça-feira (16), mas, enquanto a data se aproxima, a população enfrenta uma verdadeira maratona para conseguir atendimento.
O programa oferece até 100% de desconto em juros e multas para pagamento à vista de débitos com fatos geradores até 30 de novembro de 2024. Também há possibilidade de parcelamento, com percentuais menores de desconto, e valores mínimos de R$ 152,50 para pessoas físicas e MEIs e R$ 457,50 para pessoas jurídicas. A iniciativa abrange tributos como IPTU, ISSQN e multas diversas, permitindo a regularização de dívidas fiscais e não fiscais.
Críticas no atendimento
Apesar das condições vantajosas, o processo de adesão tem sido alvo de severas críticas. Longas filas no atendimento do Rápido, no Anashopping, são relatadas diariamente, com espera que pode ultrapassar horas.
A situação também se repete nos canais digitais. Usuários relatam que o aplicativo Conecta Anápolis e o WhatsApp (62) 98551-6888 não têm dado retorno. “Mandei mensagem no aplicativo e no Zap e nada de me responderem, desde quando começou”, disse uma ouvinte da Rádio São Francisco.
Indignação e incerteza
Com o prazo se esgotando, cresce a preocupação de que muitos contribuintes não consigam regularizar suas pendências. Para especialistas, a gestão municipal precisa repensar o fluxo de atendimento ou considerar uma flexibilização do prazo, a fim de evitar que a falta de estrutura inviabilize o acesso aos descontos do Refis.