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Presidente da Goinfra, Pedro Sales apresenta balanço de R$ 90 milhões em investimentos em Anápolis

Anel viário do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) e está praticamente concluído
Pedro Sales participa de sessão da Câmara Municipal de Anápolis (Foto: Câmara Anápolis)

O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, participou nesta terça-feira (21), de sessão ordinária na Câmara Municipal de Anápolis, onde apresentou um balanço das obras do Governo de Goiás no município. Segundo ele, os investimentos na cidade somam R$ 90 milhões, considerando tanto obras em andamento quanto projetos em fase de licitação.

Entre as principais iniciativas, Sales destacou o anel viário do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), que recebe aporte de R$ 32 milhões.

O presidente da Goinfra também anunciou uma obra complementar ao anel viário: a construção de uma ligação pela estrada municipal AN-10, que deverá aliviar o tráfego no Viaduto Miguel Moreira Braga, facilitando a fluidez do novo fluxo de veículos na região.

Outra iniciativa apresentada foi o programa de requalificação de vias urbanas, iniciado no Conjunto Filostro Machado, com recursos de R$ 10 milhões. Além disso, estão em andamento processos licitatórios para a construção de cinco bueiros, três pontes e uma obra de recuperação ambiental no Centro de Convenções.

Sobre o aeroporto de cargas de Anápolis, Sales informou que a atual gestão herdou uma obra com sérios problemas estruturais e ambientais. Ele citou um relatório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), de 2012, que apontava o soterramento do Ribeirão Extrema na cabeceira da pista. “Era uma obra feita sem projeto básico”, ressaltou.

Segundo ele, os danos ambientais impedem, por ora, a realização de Parcerias Público-Privadas (PPP) e demais iniciativas que poderiam tornar o terminal operacional. “Estamos trabalhando na recuperação ambiental da área para viabilizar futuros investimentos”, explicou.

O custo atual da obra é estimado em R$ 40 milhões, abrangendo a construção de três canais de drenagem, recuperação de uma voçoroca e correção de duas erosões — medidas que permitirão restaurar o curso do Ribeirão Extrema. Com isso, a expectativa é de que a Infraero possa investir na pista.

Sales comparou os gastos com o aeroporto ao investimento feito no Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), que custou R$ 192 milhões e já está em operação. “No aeroporto, já foram aplicados R$ 200 milhões e, até agora, não pousou nem um drone”, afirmou. A conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre de 2026.

A presidente da Câmara, vereadora Andreia Rezende (Avante), agradeceu a presença de Pedro Sales e elogiou sua atuação em prol da cidade. “O anel viário era uma obra esquecida. Ele esteve aqui, prometeu que iria concluir e agora vemos que está cumprindo”, disse.

Andreia também destacou o diálogo entre a Goinfra e os vereadores. “Sales demonstrou respeito ao ouvir nossas reivindicações e incorporá-las ao cronograma de recapeamento dos bairros”, concluiu.

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