A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigação Criminal (Geic) de Anápolis 3ª DRP, deflagrou nesta quarta-feira (10) a Operação Frete Fantasma, que desmantelou um esquema criminoso de falsas operações de subcontratação de frete.
Durante a ação, foram cumpridas 23 medidas judiciais, incluindo 9 mandados de busca e apreensão domiciliar, 1 mandado de prisão preventiva, além de quebras de sigilo telefônico e bancário. A Justiça ainda determinou o sequestro judicial de R$ 5,6 milhões em ativos pertencentes aos investigados.
O golpe
De acordo com as investigações, o grupo criminoso convencia transportadoras e até pessoas físicas a aportarem valores em supostas operações de frete que nunca ocorreriam. Os golpes causaram prejuízos estimados em mais de R$ 15 milhões. O número de vítimas ainda está sendo apurado pela Polícia Civil. O principal investigado estava em fuga e foi capturado em Porto Ferreira (SP), no momento em que trafegava pela rodovia. A prisão foi efetuada pela Polícia Militar de São Paulo, frustrando sua tentativa de evasão.
Cumprimento dos mandados
Além de Anápolis, os mandados foram cumpridos em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jaraguá, Morrinhos e Rio Verde. Durante a operação, a Polícia Civil apreendeu armas de fogo, munições e dispositivos eletrônicos que serão periciados.