O Partido da Mulher Brasileira – PMB, aguarda o aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para adotar o novo nome Democrata, e passa a ter nova liderança em Anápolis. O comando local está agora nas mãos do ex-vereador Sírio Miguel.
Sirinho, que já foi presidente da câmara em Anápolis (2009-2010), tem a missão de reestruturar o partido para os pleitos as eleições de 2026, para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), e as de 2028, de caráter municipal.
De olho nesse planejamento, Miguel busca garantir a participação ativa do empresário José de Lima, que foi candidato a prefeito pelo PMB em 2024. A sigla pretende que ele integre a chapa de candidatos à Alego.
“Fizemos uma visita ao ex-deputado José de Lima para que ele seja nosso representante. Caso ele aceite disputar, terá nosso apoio. Se não, buscaremos outros nomes”, afirmou Sírio Miguel em entrevista ao programa Painel Diário.
Com foco na disputa pela Alego, o Democrata planeja filiar quatro deputados estaduais da atual legislatura. O único nome já confirmado é o de Gugu Nader, atualmente no Agir, que deve migrar para o partido durante a janela partidária, em abril.
Para 2028, Sírio Miguel acredita que o Democrata conquiste ao menos uma cadeira na Câmara Municipal. Ele não descarta a possibilidade de o partido lançar candidatura própria à prefeitura, embora ressalte que o objetivo principal é “participar do debate majoritário”. O dirigente garante que a legenda será “protagonista em 2028”.
Entre os nomes convidados para se filiar estão os ex-vereadores José Chaveiro, Valmir Jacinto, Luiz Lacerda, além de lideranças comunitárias da cidade.