Buscar

Cuidamos da sua privacidade

Utilizamos cookies para ver quais páginas você já viu em nosso jornal e para personalizar as propagandas para você. Ao continuar utilizando nosso site, você aceita esse uso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Planetário de Anápolis convida público para vivenciar a “Lua de Morango” com ciência e cultura

Evento gratuito acontece nesta quarta (11), com explicações didáticas sobre o fenômeno astronômico e sua relação com tradições ancestrais
Planetário Digital de Anápolis (Foto: Paulo de Tarso/Pref. Anápolis)

O céu de Anápolis será palco de um espetáculo astronômico especial nesta semana. A “Lua de Morango”, fenômeno que une ciência e cultura, será tema de um evento gratuito promovido pelo Planetário Digital de Anápolis, nesta quarta-feira (11), a partir das 19h.

A atividade contará com a participação de profissionais especializados em astronomia e divulgação científica. O público poderá acompanhar uma explicação acessível e envolvente sobre os aspectos físicos, culturais e históricos que envolvem o fenômeno lunar.

A chamada “Lua de Morango” ocorre quando a Lua cheia de junho aparece mais baixa no horizonte, especialmente visível no hemisfério norte. O nome tem origem nas tradições dos povos nativos da América do Norte, que associavam a fase lunar à temporada de colheita dos morangos silvestres. Em 2025, o evento será ainda mais raro por coincidir com a chamada “grande paralisação lunar” uma oscilação específica na órbita da Lua que acontece, em média, a cada 18 anos, e que será explicada durante o evento.

A proposta integra o calendário de ações educativas do município e reforça o compromisso da gestão com a popularização da ciência e o acesso democrático ao conhecimento. A entrada é gratuita e aberta ao público de todas as idades, com foco especial na inclusão e no encantamento das crianças e jovens pela astronomia.

Artigo anterior
Surto de esporotricose em Anápolis acende alerta de saúde pública
Próximo artigo
Casos suspeitos de gripe aviária acendem alerta em Goiás

Relacionado à este artigo: