O Planetário Digital de Anápolis brilhou fora do país e ganhou reconhecimento internacional ao participar de uma conferência exclusiva no Griffith Observatory, um dos centros científicos mais renomados dos Estados Unidos. O evento, realizado na última semana de junho, contou com a presença do professor e gestor do Planetário, Diogo Jansen, doutor em Educação e Tecnologias, que levou à mesa internacional as experiências e inovações desenvolvidas em Anápolis.
A missão internacional aconteceu entre os dias 23 de junho e 4 de julho, a convite da Prefeitura de Los Angeles. Durante esse período, o professor Diogo foi recebido pelo diretor do Griffith Observatory e professor da Universidade da Califórnia, Dr. Ed Krupp, para uma visita técnica que aprofundou os diálogos sobre educação científica, astronomia e o futuro da exploração espacial.
Representando oficialmente a América Latina e o Caribe, a participação de Anápolis no evento aconteceu por meio da Secretaria Municipal de Educação, reafirmando o compromisso da cidade com a promoção da ciência desde a base educacional.
A programação incluiu encontros com especialistas, cursos intensivos e experimentações com tecnologias de ponta, entre elas, soluções da Tesla voltadas para pesquisas espaciais. Um dos momentos mais simbólicos da viagem foi a assinatura do livro mais antigo dos Estados Unidos sobre astronomia e astronáutica, um feito inédito na história de Anápolis.
Como resultado da troca de experiências, a Universidade da Califórnia cedeu materiais e recursos didáticos que poderão ser utilizados nas escolas municipais da cidade. Entre eles está o filme “Sign of Life”, que será incorporado a futuras iniciativas educacionais da Prefeitura.