A Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO) divulgou, na última semana, o Edital que rege o IV Programa de Estágio de Pós-Graduação, Lato ou Stricto Sensu, na área de Direito. Serão selecionados 390 candidatos para formação de cadastro reserva, com jornada de cinco horas diárias (25 horas semanais) e bolsa de R$3.000,00 mais auxílio-transporte de R$200,00.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site da Procuradoria. O prazo vai até o dia 19 de janeiro, às 17h. Não há taxa monetária, mas, para ter a inscrição efetivada, o candidato deve entregar cinco quilos de alimentos não perecíveis (com exceção de sal e açúcar) no local onde escolher realizar a prova.
São três opções: a Procuradoria-Geral do Estado, em Goiânia (a 57 km de Anápolis); a Procuradoria do Estado na Capital Federal, em Brasília (a 151 km); e a Procuradoria Regional, em Anápolis, na Avenida Senador José Lourenço Dias.
São reservadas 10% das vagas a pessoas com deficiência, que devem, no momento da inscrição, se declarar PcD e informar a espécie e o grau ou nível da deficiência. Também é preciso anexar o laudo médico original ou sua cópia autenticada.
O processo seletivo é formado por duas fases: uma Prova Objetiva com 40 questões de múltipla escolha, e uma Prova Discursiva com duas questões. Na Discursiva, o candidato deve escolher apenas uma das questões para discorrer na folha de resposta, sem exceder o limite de 30 linhas.
As duas fases serão aplicadas no dia 04 de janeiro, das 08h às 13h, exclusivamente na cidade de Goiânia. A publicação do local exato está prevista para 01º de fevereiro. O conteúdo programático inclui Direito Constitucional, Administrativo, Tributário e Processual Civil. Mais detalhes são mencionados no Edital.
A convocação dos estagiários que sejam aprovados nos exames será por meio do portal online da Procuradoria e por envio de e-mail para o candidato. Somente está habilitado a assumir a vaga quem estiver matriculado em curso de pós-graduação vinculado a uma instituição de ensino conveniada com a PGE-GO. As faculdades e universidades estão listadas ao final do Edital.
O resultado final deve ser divulgado em 04 de março. É importante lembrar que não há vagas de contratação imediata, e o processo seletivo é voltado para a formação de cadastro de reserva, de forma que os candidatos aprovados sejam chamados conforme a disponibilização de vagas. A seleção tem validade de 12 meses, a partir da data de publicação do resultado final, e pode ser prorrogada por mais 12 meses.
Por: Natalia Sezil