O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o goiano Olavo Noleto para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência (SRI), em substituição à deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), segundo interlocutores. Embora não tenha havido anúncio oficial do governo, Gleisi já havia indicado publicamente que Noleto era a preferência de Lula para o cargo.
A ministra deixará o comando da SRI no final de março para se dedicar à campanha ao Senado pelo Paraná, atendendo a um pedido do presidente. A data limite para sua desincompatibilização é 4 de abril, seis meses antes das eleições.
Atualmente, Olavo Noleto ocupa a função de secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão). Ele já foi secretário-executivo e chegou a exercer interinamente a chefia da SRI, órgão responsável pela articulação política do Palácio do Planalto.
Em janeiro de 2025, durante sua interinidade à frente da Secretaria de Relações Institucionais, Noleto realizou agenda em cidades estratégicas de Goiás, como Anápolis, tratando da execução de projetos do governo federal nos municípios.
Reforma ministerial em ano eleitoral
A troca faz parte de uma série de mudanças previstas na Esplanada dos Ministérios em razão das eleições. Outros ministros também são cotados para disputar cargos eletivos, como Simone Tebet (Planejamento), Rui Costa (Casa Civil), Marina Silva (Meio Ambiente), Carlos Fávaro (Agricultura) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).