Buscar

Cuidamos da sua privacidade

Utilizamos cookies para ver quais páginas você já viu em nosso jornal e para personalizar as propagandas para você. Ao continuar utilizando nosso site, você aceita esse uso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Onze Pessoas São Beneficiadas por Captação de Órgãos em Hospitais de Goiás

Cirurgia Captação de órgãos

Na última semana, ocorreram captações de órgãos em três unidades de saúde do Governo de Goiás, beneficiando onze pessoas de Goiás e outros estados. Os procedimentos foram realizados no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) em Uruaçu, no Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdomiro Cruz (Hugo) em Goiânia e no Hospital Estadual de Santa Helena (Herso).

Entre os doadores destacam-se um homem de 34 anos, cujos rins e córneas foram captados; um homem de 67 anos vítima de traumatismo craniano, do qual foram captados fígado, rins e córneas; e outro homem de 59 anos, com morte encefálica, do qual os rins foram captados.

Os órgãos beneficiaram pacientes de Goiás, Pernambuco e Minas Gerais, seguindo o rito de doação estabelecido pela legislação.

O transplante de órgãos ganhou grande repercussão esse ano, após o apresentador Faustão (73 anos) passar por um transplante de coração em agosto no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Apesar da difícil decisão e da dor da perda, as famílias dos doadores são acolhidas e amparadas por equipes multidisciplinares, compostas por profissionais como assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, médicos e enfermeiros. Os hospitais contam com o apoio e acompanhamento da Gerência de Transplantes da Secretaria da Saúde de Goiás (SES) em todos os casos.

É fundamental destacar que a doação após morte encefálica só ocorre com a autorização da família, enfatizando a importância de comunicar o desejo de ser doador às pessoas mais próximas.

Artigo anterior
2024: Veja como fazer a matrícula na rede estadual
Próximo artigo
Onda de calor e baixa umidade continua essa semana em Anápolis; veja quais os cuidados tomar

Relacionado à este artigo: