Na última semana, ocorreram captações de órgãos em três unidades de saúde do Governo de Goiás, beneficiando onze pessoas de Goiás e outros estados. Os procedimentos foram realizados no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) em Uruaçu, no Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdomiro Cruz (Hugo) em Goiânia e no Hospital Estadual de Santa Helena (Herso).
Entre os doadores destacam-se um homem de 34 anos, cujos rins e córneas foram captados; um homem de 67 anos vítima de traumatismo craniano, do qual foram captados fígado, rins e córneas; e outro homem de 59 anos, com morte encefálica, do qual os rins foram captados.
Os órgãos beneficiaram pacientes de Goiás, Pernambuco e Minas Gerais, seguindo o rito de doação estabelecido pela legislação.
O transplante de órgãos ganhou grande repercussão esse ano, após o apresentador Faustão (73 anos) passar por um transplante de coração em agosto no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Apesar da difícil decisão e da dor da perda, as famílias dos doadores são acolhidas e amparadas por equipes multidisciplinares, compostas por profissionais como assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, médicos e enfermeiros. Os hospitais contam com o apoio e acompanhamento da Gerência de Transplantes da Secretaria da Saúde de Goiás (SES) em todos os casos.
É fundamental destacar que a doação após morte encefálica só ocorre com a autorização da família, enfatizando a importância de comunicar o desejo de ser doador às pessoas mais próximas.