O Governo de Goiás deve finalizar até dezembro a duplicação do Anel Viário do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), que já conta com mais de 90% das obras executadas. A intervenção, sob responsabilidade da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), representa um investimento superior a R$ 32,6 milhões e contempla a pavimentação e duplicação de 7,98 quilômetros entre a GO-330 e a BR-060, na saída leste da cidade.
O novo pavimento foi projetado para suportar o intenso fluxo de veículos de carga que circulam pela região. A estrutura conta com cerca de 10 centímetros de espessura, formada por uma camada de tratamento superficial duplo (TSD) e duas de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). As obras incluem, ainda, a reabilitação da pista existente e a instalação de galerias de águas pluviais.
A duplicação também atende às demandas dos moradores de bairros próximos ao polo industrial. Ao longo da GO-330, foram construídas rótulas e acessos a cada 500 metros, facilitando o deslocamento local. Morador da região, o operador de caixa Augusto Pereira destaca a melhoria na mobilidade: “As ruas estavam muito ruins e cheias de buracos. Essa pavimentação melhorou muito o acesso às casas e aos comércios”, afirma.

Com a conclusão da obra, a expectativa é reduzir o tráfego de veículos pesados na área urbana de Anápolis, aumentando a segurança viária e a qualidade de vida da população. O presidente da Goinfra, Pedro Sales, ressalta o impacto da intervenção: “Estamos resolvendo um problema antigo de mobilidade nesse que é o mais importante distrito agroindustrial de Goiás. Criamos condições ideais para o transporte de cargas e impulsionamos a economia de Anápolis e região”.
Considerado um dos maiores polos industriais do Centro-Oeste, o Daia terá sua logística fortalecida com a interligação entre rodovias estaduais e federais, facilitando o escoamento da produção agrícola, pecuária e industrial e garantindo maior eficiência no transporte entre o distrito, a malha urbana e os principais corredores viários.