Entre os dias 5 e 8 de junho de 2025, a cidade de Nova Veneza, em Goiás, será novamente palco de uma das maiores festas típicas do estado: o Festival Italiano de Nova Veneza. Em sua 19ª edição, o evento traz o tema “Tradizione è la Nostra Storia” (Tradição é a nossa história) e promete surpreender os visitantes com novidades tecnológicas e melhorias na infraestrutura.
Reconhecido como o maior evento de cultura italiana em Goiás, o festival reuniu cerca de 120 mil pessoas em 2024. Neste ano, a organização estima ultrapassar a marca de 130 mil visitantes, movimentando a economia local e fortalecendo a tradição italiana herdada pelos moradores da região.
A festa é organizada pela Prefeitura de Nova Veneza e envolve diretamente mais de 3,5 mil moradores, que atuam na produção gastronômica, atendimento ao público, apresentações culturais e atividades de apoio.

Gastronomia, danças e o tradicional baile de máscaras
Como de costume, o público poderá desfrutar da autêntica culinária italiana, além de apresentações de danças típicas, shows culturais, exposição de artesanato e o tradicional baile de máscaras, que resgata costumes centenários do país europeu.
Cantina da Nonna
Uma das grandes novidades de 2025 será a modernização no atendimento gastronômico. Na Cantina da Nonna, restaurante oficial do festival, os visitantes poderão escanear QR Codes para acessar o cardápio digital, visualizar fotos dos pratos, fazer pedidos e pagar diretamente pelo celular. Após a compra, um código exclusivo será gerado para retirada no balcão.
Além disso, serão instalados seis totens interativos em pontos estratégicos do evento, nos quais será possível realizar pedidos, pagar via Pix ou cartão e também retirar os pratos com uso de um código gerado no momento da compra.
A expectativa é de que o restaurante oficial sirva mais de 15 mil pratos ao longo dos quatro dias.
Estacionamento gratuito e novas instalações
Outra inovação em 2025 será a oferta de estacionamento gratuito no Parque de Exposições Agropecuárias de Nova Veneza. De lá, o público será transportado até a Praça Matriz, centro das festividades, por meio de transfers gratuitos que sairão a cada 10 minutos.
Para melhorar a fluidez do trânsito, será proibido estacionar nas ruas próximas à Praça Matriz. Estacionamentos privados nas imediações estarão disponíveis para quem quiser chegar mais perto do evento.
A estrutura também será reforçada com a reforma e ampliação dos banheiros públicos. O local, que antes contava com apenas dois sanitários, passará a contar com 30 unidades, sendo 15 masculinos e 15 femininos, para atender com mais conforto tanto os visitantes quanto os moradores da cidade.