A Prefeitura de Anápolis instituiu uma nova comissão para apurar possíveis irregularidades no Programa Graduação, responsável por conceder bolsas integrais a universitários da cidade. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (28) e ocorre poucos dias após a suspensão da comissão anterior, que havia sido criada para analisar o mesmo caso.
O novo grupo, denominado Comissão de Investigação Preliminar, será formado pelos servidores Alaine Alves Valim, Bruno Rios Rolim e Valeria Cristina de Freitas. Eles terão 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para conduzir a apuração de forma sigilosa e apresentar um relatório final, que poderá recomendar a abertura de sindicância ou processo administrativo disciplinar.
A primeira comissão, criada em 7 de julho pela Controladoria-Geral do Município, foi extinta no último dia 23 sem concluir os trabalhos. A mudança ocorre em meio a suspeitas de fraudes e falhas na seleção de beneficiários, que levaram à suspensão do programa no início de 2025.
O Programa Graduação, criado em 2019, atendia 108 estudantes de instituições privadas de ensino superior. Entre os episódios que motivaram a investigação está o caso de uma estudante de Medicina da UniEvangélica, que teve a bolsa cancelada após o Judiciário identificar contradições entre a renda declarada e o padrão de vida exibido nas redes sociais.
O Ministério Público de Goiás acompanha as apurações e recomendou à Prefeitura que retome os repasses para os estudantes não investigados, além de quitar os valores retroativos do primeiro semestre. Até o momento, 18 alunos relataram dificuldades para renovar matrículas e manter os estudos devido à suspensão do auxílio.